sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Decoração com tijolos aparentes

O estilo com tijolinhos veio para ficar!

Os tijolinhos aparentes nunca saíram de moda. Com o passar dos anos, esse tipo de revestimento ganha diversas releituras e opções no mercado. Agora, eles continuam em alta, com a variedade de modelos e preços mais acessíveis. Os tijolos ajudam a criar um ambiente mais rústico, mas sem perder a elegância. Confira alguns projetos que usam esse recurso e inspire-se!

Projeto 1: Marcos Biarari & Márcio Rodrigues, São Paulo – SP

 

Revestimento de tijolos

A sala de estar recebeu plaquetas de revestimento que imitam tijolinhos à vista. Elas foram compradas já na cor branca e foram assentadas uma a uma com argamassa. “Os tijolinhos vieram da vontade de uma decoração retrô, definida como neoclássica, onde as variedades de revestimentos contrastam uns com os outros”, explica a dupla. Como o morador é amante de arte, as paredes de tijolo receberam quadros, criando uma ótima combinação.
Limpeza
Outra vantagem da parede com os tijolos é a limpeza prática, sem precisar de muitos produtos. “O ideal é sempre usar um pano seco para retirar o pó. Caso apresente sujeira mais resistente, um pano umedecido com detergente neutro deve ser aplicado. A superfície deve ser seca logo em seguida”, ensina Biarari.

Projeto 2: Arquitetando Ideias, Porto Alegre – RS

 

Parede descascada

No projeto das arquitetas Luana Fernandes e Carla Tortelli, do Arquitetando Ideias, a proposta era: criar um apartamento descolado, com um toque industrial e vintage, e que combinasse bem com o seu morador, que adora receber os amigos. E a proposta foi atendida. A sala de 20m² traz uma ótima inspiração para quem quer utilizar tijolos aparentes de verdade, com uma parede descascada.

Parede descascada

Como foi feito

Depois de verificarem que os tijolinhos estavam por baixo do acabamento das paredes, foi a vez de descascar e escovar as áreas que ficaram à vista para remover os resíduos de poeira. Para finalizar, foi aplicado verniz marítimo incolor. “Se com o tempo o esmalte descascar ou apresentar algum aspecto indesejado, basta reaplicar”, tranquiliza Luana.
Para quem quiser usar a mesma técnica de descascar, Luana Fernandes dá uma dica importante: “O ideal é primeiro desenhar a forma desejada na parede antes de começar a descascar. Por mais que a intenção seja um aspecto disforme, não pode ser feito de qualquer jeito!”, explica.


Projeto 2: Meu Móvel de Madeira

 

Revestimento de adesivo

Se a intenção é mudar sem quebrar paredes, ainda tem como fazer a decoração com tijolos. Existem revestimentos que imitam esses tijolinhos e são achados facilmente no mercado. Esta sala, criada pela loja Meu Móvel de Madeira, a parede foi revestida por um tecido adesivo. O custo do rolo no site da loja é de aproximadamente R$ 110.
E a aplicação desse adesivo é muito simples: basta retirar a película que protege a cola e aplicá-lo na parede. Para limpar, apenas um pano úmido e sabão neutro são necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário