Atenta a detalhes que fazem a diferença em um projeto residencial, a arquiteta Barbara Dundes apostou em elementos sutis, mas que, no conjunto, tornaram o apartamento de 145 m2, em Santo André, uma morada aconchegante e perfeita para uma jovem família, que com certeza terá motivos de sobra para querer permanecer no imóvel por boa parte da vida.
O living é integrado, sendo dividido pelo forro trabalhado. Na área de jantar, o revestimento tem desenho geométrico contrastando com a composição de pendentes de acabamento bronze, de Tom Dixon. À direita o estar/home theater, delimitado pelo tapete e pela disposição do mobiliário.
Todo o apartamento contém guarnições especiais (JS Móveis), feitas sob medida para destacar ainda mais os acabamentos utilizados. Portas amplas, com batentes largos e até o teto imprimem um ar moderno e sofisticado. Já o piso recebeu assoalho no padrão de madeira de demolição Amendoim, de aspecto rústico e exótico.
Com o imóvel ainda na planta, Barbara teve total liberdade para realizar diversas modificações, adequando o layout original e substituindo os acabamentos previstos pela construtora durante um trabalho que durou cerca de oito meses até a conclusão da obra. A arquiteta conta que seus clientes são apaixonados por filmes e, logo de início, pediram uma sala ampla, com TV e telão, e repleta de recursos de automação. Já o décor poderia ter pitadas de ousadia e cor, com um visual alegre e convidativo para receber seus amigos com muito estilo.
As mudanças começaram pela integração da varanda com a área social, acomodando uma churrasqueira na cozinha gourmet. Esta etapa foi focada na infraestrutura, que previu a instalação da tubulação para os equipamentos do home theater e um aparelho de ar-condicionado K7 no living.
“A concepção foi inspirada, a princípio, na Pop Art, que está presente nas estampas das almofadas sobre os sofás e no desenho geométrico do tecido que reveste as cadeiras da sala de jantar. Para personalizar os ambientes, as paredes foram cobertas com revestimentos ora texturizados, ora de efeito 3D, demarcando os espaços. As guarnições também foram alteradas, a exemplo de portas e batentes que se estendem até o teto, dando sensação de amplitude e pé direito mais alto, sem contar o efeito sofisticado.
A escolha da cor vermelha como elemento vivo e intenso direcionou o projeto. O tom aparece de forma marcante em mosaicos de azulejos na cozinha e na área gourmet, além do cinza e do preto, usados em revestimentos de estilo urbano, que lembram os dos metrôs de Londres”, explica.
A varanda ganhou cozinha gourmet com churrasqueira (Bela Telha) e foi anexada à parte social. Contígua à cozinha, ela tem como destaque um mosaico de azulejos (Brasil). A mesa em linha retas e contemporâneas é complementada por cadeiras de palhinha fazendo contraponto.
A varanda gourmet ganhou piso de madeira e porcelanato, próximo à área molhada. Os tampos são de granito preto Estelar e a parede tem modernos azulejos retangulares, com armários revestidos no tom cinza.
A área íntima, por sua vez, dividida em três suítes e home office, traz uma proposta suave, entre cores discretas que vão do cinza ao areia e itens clássicos como um lustre de cristal na suíte do casal. “Os dormitórios, ao contrário do setor social, deveriam ser minimalistas e, ao mesmo tempo, sofisticados, para transmitir paz e tranquilidade aos moradores”, lembra. Para levar mais conforto, o banheiro do quarto do casal recebeu dois chuveiros de teto. Como resultado, o casal de proprietários foi contemplado com ambientes bem planejados, que primam pelo máximo conforto e esbanjam personalidade.
Acima, no home office, um cantinho foi bem aproveitado para trabalho. O destaque fica por conta do painel de porcelanato que reproduz a textura da madeira de demolição. Prateleiras com acabamento de laca ficam em evidência com as fitas de LED na parte posterior, proporcionando luz indireta. Ao lado, detalhe da lavanderia com revestimento de delicada estampa floral.
Numa das suítes, a cabeceira da cama ganhou imponência sem perder a simplicidade. Uma faixa feita com o revestimento Eclipse (da Castelatto, na Máxxima Revestimentos), instalada do piso ao teto, trouxe um toque lúdico e tranquilo. Nas laterais, painéis criam aconchego e proporcionam luz indireta e suave.