sexta-feira, 27 de maio de 2016

Milão 2016: Luminárias resgatam artesanato

Novidade combina técnicas tradicionais e material reciclado





Além das grandes grifes e indústrias do mobiliário mundial, o Salão do Móvel de Milão também abriga quem está começando. No Salão Satélite é possível encontrar novos designers com ideias frescas e, em algumas vezes, experimentações. Depois de estrearem por lá, muitos deles passam para a ala nobre do evento anos mais tarde. Portanto, trata-se de um espaço que reúne mentes talentosas e fervilhantes.



Nesta edição, um dos destaques do Salão Satélite é o designer David Pompa, que vai lançar a luminária Cuppalo, de linhas elegantes e que combina técnicas do artesanato mexicano. O designer cresceu entre a Áustria e o México, por isso, essas culturas influenciam até hoje a estética de suas criações. 



A ideia de trabalhar com o artesanato mexicano surgiu depois de uma viagem à Oxaca, em 2009, quando David conheceu o barro negro. Desde então, ele vem combinando tradição e inovação em suas luminárias, com, materiais antigos e novas técnicas. 



Produzidas com material 100% reciclado, a luminária exibe uma superfície irregular, que emoldura uma espécie de bolha de vidro. Desse modo, cria-se uma iluminação bem distribuída no ambiente. 



A peça de vidro é feita artesanalmente em uma pequena fábrica em Hildago, México. Já a cápsula exterior é produzida com metal polido por artesãos da Cidade do México. 



Segundo o designer, é possível utilizar a luminária de diversas formas, como em arranjos horizontais ou em um pendente com diversas alturas. Como o processo é todo artesanal, cada peça possui características únicas. 





Fonte: http://casavogue.globo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário