segunda-feira, 9 de maio de 2016

Decorando pequenos espaços...


DECORANDO PEQUENOS ESPAÇOS COM CORES ESCURAS

Sempre se fala em usar branco ou cores claras em pequenos espaços. Isso tem sentido, principalmente quando os ambientes são pouco iluminados pela luz natural, porque o branco é a cor que mais reflete a luz. O branco não ilumina – a única coisa que faz isso é a própria luz – mas ele realça, como nenhuma cor, o minimo de luz que houver.



Quando não há luz, o branco vira um monte de tons de cinza, até quase o preto. Mas quando há alguma luz ele dá uma sensação de expansão.

Em espaços pequenos, cores escuras podem sim ser usadas. E quando há pouca luz e queremos sensação de aconchego, elas são, em geral, mais interessantes que o branco. O importante é a escolha da cor. Veja só: Os tons quentes e vivos, como este vermelho que pintei a parede abaixo:




Dão, claramente, a impressão que a sala é mais estreita. Porque cores quentes e vivas SALTAM MUITO aos olhos. Como saltam, dão a impressão que a parede está mais perto.

Já as cores atenuadas e principalmente as frias, não fazem isso. Veja este azul:




É um azul nem tão escuro, mas atenuado, não chama tanta atenção e não dá a impressão que a sala é mais estreita. Além de ser bem aconchegante (mais que o branco cinza da 1a foto….)



Como a variação da luz faz com que todas cores tenham nuances diferentes (como o branco que se torna diversos cinzas diferentes dependendo da luz) pode ser muito mais rico você ver a sua cor mudando de acordo com a luminosidade.

E dependendo de onde vc posiciona a cor, ela pode, inclusive, fazer o ambiente parecer maior. Cores escuras e atenuadas dão profundidade, fazendo o olhar não saber onde realmente está a parede. Veja só:



As paredes de fundo e laterais em preto tornam os cantos difíceis de definir, dando a ideia de profundidade a este lavabo, fazendo-o parecer maior.

Lavabos e quartos são ótimos para testar esta ideia. Aproveite!





Este marrom funcionou super bem neste banheiro



Neste quarto de solteiro dá para ver bem o quanto uma cor escura pode lhe enganar em termos de profundidade. A cabeceira parece que é mais profunda. E não é.



Aconchego com este azul que aprofunda o quarto pequeno .

Fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário