sexta-feira, 22 de maio de 2020

Horta vertical

Usar a parede para criar um espaço verde é ideal para ambientes pequenos 

Horta vertical feita com vergalhões: reuso de latas de molho de tomate © MCA Estudio/Divulgação

A horta vertical é uma opção para quem mora em apartamentos ou tem pouco espaço em casa. Afinal, ter alimentos frescos a qualquer momento é o sonho de todos que querem uma vida mais saudável.
Veja na galeria algumas dicas:

Iluminação natural

Plantinhas precisam de iluminação. © Reprodução/Pinterest
+-
O ideal é que a horta seja em ambiente com ampla iluminação natural, ou seja, onde haja incidência da luz solar. Em geral, áreas de serviço, varanda e janelas amplas (muitas vezes na cozinha) são os espaços ideias para construir as hortas verticais.

As ervas mais comuns

Temperinhos pendurados na horta. © Divulgação
Hortelã, manjericão, cheiro verde, orégano, tomilho e alecrim são as plantas mais usadas, especialmente por servirem como tempero e pelo aroma que trazem para o ambiente.

Outras espécies na vertical

Outras espécies no jardim vertical. © Reprodução
+-
É possível ainda incluir outras espécies que não sejam usadas na culinária, como orquídeas, bromélias e outras. Assim, além de ser útil, a horta vertical  vira um cantinho também de decoração.

Algumas plantas ão se misturam

Algumas espécies devem ficar em vasos sozinhas. © Reprodução/Pinterest
Cuidado na hora de plantar várias plantas no mesmo vaso. Algumas espécies não combinam e algumas não aceitam dividir o mesmo recipiente com outras. A pimenta é uma que não gosta de se misturar: como usa muitos nutrientes do solo, prejudica qualquer planta que divida o espaço com ela. A salsinha também não é boa companheira de jardineira.

Rega e luz solar

A manutenção depende do tipo de planta escolhida. © Reprodução/Pinterest
A manutenção depende do tipo de vegetação usada: deve ser observado a quantidade de água necessária, se é uma espécie que gosta de muita ou pouca luz solar, etc. Em geral, a regra é: água diária pela manhã e colocar em um local com luz da manhã.

Estrutura do jardim

Telha de galinheiro é uma opção. © Reprodução/Pinterest
Para montar o jardim vertical, é preciso de uma estrutura rígida para prendemos vasinhos. A tela de galinheiro é uma opção para quem tem um bom espaço. 

Recipiente reciclável

Garrafas pet: bom para o meio ambiente © Reprodução/Pinterest
A horta vertical com garrafa pet também é uma opção para quem tem bastante espaço como a parede de um muro, por exemplo. Para fazer, é preciso que as garrafas estejam ligadas por um barbante.

À venda no comércio

Treliça é opção para quem tem pouco espaço. © Reprodução/Pinterest
As lojas já estão vendendo treliças de madeiras para hortas verticais. Há também a opção de módulos. O mais importante é medir seu espaço antes da compra. E caso vá construir uma grande horta, é importante falar com um arquiteto ou paisagista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário