segunda-feira, 1 de abril de 2019

Uma ótima opção de usar deck a sacada interna

Sempre associada a piscinas e espaços externos, a estrutura pode ser uma ideia para ambientes fechados

Para o efeito de um jardim interno, as arquitetas Luisa Hering e Mirela Dalmas, do escritório A84 Studio, usaram um deque de madeira cumaru e criaram uma parede ripadaGilmar Gomes / Divulgação

Muito utilizado em áreas externas, o deque de madeira adiciona uma atmosfera de bem-estar, acolhimento e conforto térmico em casas e apartamentos. Sempre associado a espaços ao ar livre e influenciados por intempéries climáticas, este visual, no entanto, também pode ficar interessante quando usado em cômodos internos.

As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, revelam que é possível fugir do lugar-comum e aplicar o deque na sala, no lavabo, na varanda gourmet ou até em paredes. Mas, alertam, é preciso escolher muito bem o material e ter atenção na instalação.

Uma das maneiras que mais chamam a atenção nos projetos de interiores atuais é nas varandas integradas com sala, que ganha um jeitinho de recanto natural e de relax apenas com escolha deste material.

Para quem quer fugir da manutenção que as madeiras geram, o mercado apresenta uma série de materiais que apresentam o mesmo look, mas com muita praticidade no dia a dia, como os porcelanatos, os vinílicos e as versões plásticas.


Detalhe aproximado do projetoGilmar Gomes / Divulgação

Veja as dicas :

Tipos de deque


Modular e tradicional. O modular tem dois modelos: um conta com uma base feita com estrutura de borracha com encaixe macho-fêmea, e o outro, chamado de minideque, é uma peça pré-pronta formada por painéis ou réguas de madeira. Sua instalação é bem simples.

Já o deque de madeira tradicional é formado por réguas de madeira, e a sua instalação é mais trabalhosa e minuciosa.

Madeiras mais usadas


Quanto aos tipos de madeiras mais utilizadas – tanto em áreas internas quanto externas – são: ipê, cumaru, jatobá, massaranduba, angelim e itaúba.

– Lembre-se de sempre checar a procedência dessa madeira, para saber se ela é sustentável. Busque apenas comprar madeiras de recursos naturais renováveis – aconselha Paula Passos.

Outro ponto que a arquiteta chama atenção é ao tratamento adequado da tábua, principalmente se o material ficar em um lugar que receba luz ou tenha contado com água. A madeira precisará ser impermeabilizada corretamente.

Materiais alternativos


Muitas pessoas hesitam em instalar o deque por conta do gasto com a manutenção periódica. Mas alguns materiais sintéticos se assemelham visualmente às madeiras naturais:

– Tem disponíveis porcelanatos e PVC. O segundo, além de ser feito com um material reciclado, tem outras vantagens, como resistência à umidade e é antiderrapante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário