O designer Oki Sato, do estúdio Nendo, criou a peça pensando em explorar a interatividade com o usuário
A ideia surgiu de um convite do estilista Issey Miyake: projetar um móvel totalmente diferente dos fabricados pela indústria de massa para integrar a exposição Homem do Século 21, realizada em 2008 no museu 21_21 Design Sight, em Tóquio (Miyake é o fundador e um dos diretores da instituição).
O pedido do estilista trazia outro desafio: reaproveitar o papel plissado usado em escala industrial na produção de tecido plissado e, depois, descartado.
Rascunho do processo de produção da cadeira (Divulgação/Nendo)
Oki Sato, nascido no Canadá e formado em arquitetura pela Universidade de Waseda, em Tóquio, surgiu com uma solução incrível: transformar um rolo de papel numa pequena cadeira, que aparece quando você descasca as camadas externas. É como separar as folhas de uma hortaliça (cabbage quer dizer “repolho” em inglês).
Diferentes cores da cadeira Cabbage (Divulgação/Nendo)
O design primitivo da Cabbage se relaciona com uma fabricação e distribuição de baixo custo. Além disso, a peça foi inteira desenvolvida para não agredir o meio ambiente. Por isso, ela é um produto sob medida para o século 21.
Após a exposição no 21_21 Design Sight, a Cabbage não chegou a entrar no mercado. Mas é possível conhecê-la no acervo MoMA, em Nova York.
Confira o processo de criação no vídeo abaixo.
Processo de criação da Cabbage (Divulgação/Nendo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário