Na área do quintal, que só recebe o sol da manhã, a paisagista Claudia Muñoz posicionou um pergolado para a recuperação e o cultivo de orquídeas. A estrutura de 4 x 0,70 m, executada pela Garcia Gamio, é composta por um pranchão de apoio e uma cobertura com sequência de ripas para pendurar vasos.
Para acomodar o orquidário e o viveiro de plantas do morador, o paisagista Luciano Fiaschi projetou um pergolado de ipê rústico sustentado por duas vigas de pedra. Os vasos ficam apoiados em blocos de concreto ou pendurados nas ripas de madeira da estrutura, que também deixam a luz natural entrar no espaço. Uma primavera camufla parte da estrutura e a trepadeira congeia faz as vezes de arbusto próximo ao espelho d’água.
O corredor lateral ganhou vida nova com a instalação de estantes feitas sob medida com madeira reciclada da Hydrotec. Os móveis, criados pelo paisagista Gilberto Elkis, organizam ferramentas de jardinagem e vasos com plantas. Para completar o clima aconchegante, ripas de madeira revestem o piso e formam um painel na parede.
A paisagista e socióloga Mariah Villas Boas, da Jardineiro Fiel, não vê o tempo passar quando está no ateliê de sua casa de campo, ambos projetados pelo arquiteto Ernesto Tuneu. Também pudera: o ambiente é para lá de inspirador. É ali que Mariah cuida da coleção de orquídeas, faz mudas de plantas e restaura peças de decoração. A área, com estrutura de eucaliptos autoclavados, recebeu telhas translúcidas, para luz tomar conta do espaço, e, no chão, pedriscos.
Graças à engenheira agrônoma Juliana do Val, da Gaia Projetos, o corredor lateral até então pouco explorado foi transformado em uma horta elevada, organizada em caixas revestidas por cruzetas. Esse modelo facilita o manuseio dos temperos e é ótimo para quem tem animais de estimação, pois dificulta o acesso deles às plantas. Nos fundos, Juliana projetou uma miniestufa para orquídeas com estrutura de alumínio e vidro.
A bancada de granito da área de churrasqueira não era muito usada pelos moradores deste apartamento. Com o aval deles, a paisagista Claudia Muñoz deu ao espaço uma nova função: nichos de cumaru guardam vasos de cerâmica e ferramentas, formando um cantinho para o dono do apê cuidar de suas plantas, na maioria orquídeas.
Dona de uma pequena coleção de orquídeas, a empresária Márcia Zahran resolveu juntar os exemplares em um só lugar para facilitar os cuidados. Os vasos ficam reunidos sobre um aparador de madeira posicionado na varanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário