O primeiro apartamento a gente nunca esquece! Apesar do êxtase da conquista, as despesas são tantas que a decoração sempre fica em segundo plano. Tem que reformar, pintar, trocar alguns materiais, pagar IPTU, parcela, aquecedor e muito mais. Calma! Antes de apoiar a TV na caixa e abrir a cadeira de praia como sofá, nós vamos ajudá-lo. Preparamos algumas dicas legais e baratinhas para ajudar na decoração do seu primeiro apê. Olha só:
(Foto: Edu Castello/ Editora Globo)
Frequente brechós
Durante um passeio aos principais brechós da cidade, você vai descobrir itens de decoração incríveis, cheios de histórias, sem gastar muita grana. Objetos e móveis usados, revitalizados e bem conservados custam bem menos. Vale a pena passear pelas prateleiras com o olhar atento. Certamente, a visita vai render ótimos achados.
(Foto: Thais Del Gaudio)
Faça você mesmo
Aceite o desafio e coloque a mão na massa. O pendente de barbante que você vê na foto acima foi feito pelo editor de arte Fabiano Spadari, mas tem muito mais. Você pode aprender a customizar uma cabeceira, fazer uma cesto para colocar em cima da mesa, um quadro de boas-vindas. Ideias não faltam!
(Foto: Maira Acayaba)
Faça planos a longo prazo
Não adianta gastar muito dinheiro em uma peça da moda. Daqui há alguns anos, você vai querer trocá-la. Nesse primeiro apê, invista em móveis, acessórios e itens de decoração que você possa levar com você na mudança para a sua próxima casa - e certifique-se que vai continuar a amá-los nos próximos anos.
O antigo móvel foi transformado com pintura spray, seguida pela colagem de adesivos de vinil, com motivos florais e de círculos. (Foto: Casa e Jardim)
Tinta spray, sua nova melhor amiga
Lembra dos itens antigos que você comprou no brechó? E daquela peça que você amava há 2 anos, mas agora não mais? A tinta spray pode ser a solução. Ela é capaz de recuperar uma peça antiga ou dar um up naquele objeto que está encostado. Tudo sem gastar muito.
(Foto: Lufe Gomes)
Invista em peças multiuso
Se, além de dinheiro curto, o espaço é pequeno, invista em móveis e peças . A estrutura de madeira dessa cama, por exemplo, permite que você aproveite o espaço embaixo para guardar edredons e cobertores.
A chaleira antiga vira porta-talher: maneira original de organizar a mesa. (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)
Investigue a casa dos familiares
Sabe aquele ambiente que se guarda tudo o que não é usado com frequência? Que tal dar uma olhadinha nesses espaços na casa dos parentes? Você pode descobrir muita coisa antiga e bem conservada para o seu apê, e o melhor, de graça!
Se falta espaço nas paredes, use o teto para instalar prateleiras, como neste projeto do arquiteto Maurício Arruda. É ótimo para colocar itens necessários, mas pouco usados no dia a dia. (Foto: Lufe Gomes/Life by Lufe)
Criatividade para guardar mais coisas
Provavelmente o seu primeiro apartamento também será o seu menor imóvel. E com o espaço reduzido, fica muito mais difícil manter a organização? Tente aproveitar os espaços em cima dos armários ou embaixo da cama e crie prateleiras. Você pode acomodar os objetos em cestos ou paletes.
Fonte: Casa e Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário