Vamos Receber se inspirou na Folha de Tabaco, uma das porcelanas mais nobres do século 18
Muitas vezes, no Vamos Receber, encontramos raridades e peças com valores históricos e culturais que nos surpreendem. Como um concerto tocado por instrumentistas virtuosos, a belíssima louça Folha de Tabaco, considerada uma das porcelanas mais nobres do século XVIII, em exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, foi reproduzida pela Vista Alegre em parceria com a Mottahedeh, uma empresa que há 90 anos se especializou em recriar formas e pinturas antigas das porcelanas mais lindas da história.
A pintura detalhada nas bordas dos pratos, as flores e folhas de tabaco feitas com precisão em 27 cores ornamentadas com pigmento de ouro 22k foram a nossa maior inspiração para a montagem desta mesa.
A ideia era montar uma mesa elegante e especial, aproveitando o colorido lindo da louça Folha de Tabaco, à venda sob encomenda na Matisse Casa.
Além das folhas de tabaco e flores, representados artisticamente nas pinturas, uma fênix delicada dá o ar da graça na louça, trazendo a simbologia da longevidade, quase imortal, da ave mitológica.
A pintura detalhada se repete nos vasos altos da coleção, onde encontramos as cores que gostaríamos de ter nos arranjos florais para criar uma harmonia.
Como a mesa foi montada para quarto pessoas, dispomos dois vasos da coleção Folha de Tabaco, um em cada extremidade da mesa, e sobre o centro, dois vasos de cristal transparentes pequenos da Christofle.
Protea cynaroides, saudade, sorgo, ligustro, sementes de cheflera e orquídeas vanda, phalaenopsis, cherry baby e epidendrum foram dispostos por Marcinho da Milplantas nos dois vasos altos.
Já, nos vasos de cristal transparentes, a exuberante protea e a orquídea vanda deram lugar às delicadas hortênsias azuis acompanhadas por calandivas, trazendo leveza aos arranjos mais baixos.
Para compor a mesa, sousplats, talheres e descansos de talheres em prata charmosos em formato de lebre e raposa.
Toalha branca em linho e renda renascença, guardanapos de linho bordados à mão da Matisse Casa e porta-guardanapos de florzinhas lilás completaram a mesa.
Louça, taças, sousplats, talheres, descansos de talhereres e guardanapos: Matisse Casa | Arranjos: Milplantas | Toalha: Mercado Modelo de Salvador | Porta-guardanapos: Couvert.
E assim foi a nossa mesa, inspirada nessas lindas peças para aqueles momentos em que tudo parece perfeito, como a sensação de estarmos no lugar certo, com as pessoas certas!
Fonte: Casa Vogue
Nenhum comentário:
Postar um comentário