quinta-feira, 25 de junho de 2020

Estilo mediterrâneo

Um modernismo acolhedor, novo e realista está ganhando força no design de interiores. Com uma abordagem moderna da estética mediterrânea, ele tem se espalhado pelo mundo. Desde locais ao sul, como Austrália, Califórnia e Brasil, como também em lugares como Nova York e Copenhague. A sensibilidade do Novo Mediterrâneo ecoa nesses locais por várias razões: sejam influências coloniais anteriores, clima ensolarado semelhante ou simplesmente pela apreciação do modo de vida mediterrâneo. Mais do que uma tendência de design, essa é uma filosofia para transformar interiores em paraísos de luz, artesanato e simplicidade.

Para quem quiser se aprofundar mais nessa tendência, o livro “O Novo Mediterrâneo – Casas e Interiores sob o Sol do Sul” é o guia perfeito. Ele apresenta casas inspiradoras em todo o mundo que combinam tons rústicos e terrosos com tecidos coloridos, bambu, móveis de vime, tapetes berberes e cerâmica, compensados por paredes caiadas de branco, concreto, tijolo, azulejos de terracota e vidro. O livro apresenta os designers e arquitetos que estão vivendo esse estilo, descrevendo os elementos necessários para nos mostrar como criar esse visual de simplicidade e estilo de vida casual em nossas próprias casas.

O livro “O Novo Mediterrâneo” entra nas casas mais inspiradoras, decifrando as chaves para entender essa estética prática. Esses interiores mostram como materiais naturais, como madeira e pedra, por exemplo, se combinam, criando uma atmosfera calorosa e acolhedora. Ou seja, este livro é uma necessidade absoluta para quem gosta de sonhar com a maravilhosa atmosfera de férias que esses projetos exalam.

Minimalista Quente

O Novo Mediterrâneo combina influências folclóricas do Mediterrâneo com uma estética contemporânea – pegando detalhes de paisagens ensolaradas para abraçar o calor, a luz e os elementos orgânicos, por exemplo. Um modernismo acolhedor, novo e realista que vai da Califórnia ao Marrocos, e de Portugal ao México.
Em oposição ao conceito minimalista, mais conhecido por caracterizar espaços elegantes e frios, esse estilo traz consigo uma nova versão do minimalismo. Apontando para uma paleta de cores neutras, materiais naturais e uma atmosfera relaxante. Enfim, somando a isso alguns elementos rústicos, se tem uma visão nova e contemporânea da estética mediterrânea quente originada sob o sol do sul.

Sucessor do Mid-Century ou Nova versão do Boho?

Alguns apontam o Novo Mediterrâneo como o sucessor do Mid-Century. Outros classificam esse estilo como uma versão moderna e minimalista do Boho.

O fato, é que esse estilo de ambientes brancos e iluminados com detalhes coloridos não é mais exclusivo dos países mediterrâneos, ele pode ser encontrados em todo o mundo e provavelmente se tornará cada vez mais popular nesse começo de década. Isso porque ele reflete uma nova corrente da vida minimalista, que abraça o natural e inspira-se na paisagem. As casas do Mediterrâneo sempre foram um paraíso de luz e simplicidade.

A valorização do design vernacular (arquitetura caracterizada pelo uso de materiais e conhecimentos locais) e dos elementos orgânicos e a sensação geral de bem-estar que eles proporcionam impulsionaram esse estilo em todo o mundo; resultando em uma filosofia contemporânea que vai além das restrições geográficas.

Por fim, inspire-se com as imagens abaixo para criar uma dose extra de paz ou um sentimento feliz de férias permanentes em sua casa.































terça-feira, 16 de junho de 2020

Efeito Cimento Queimado



Com diferentes tonalidades e aplicações, Suvinil traz cor e personalidade ao efeito que é grande tendência de decoração

Por sua versatilidade, a tendência do cimento queimado veio para ficar. O efeito de pintura conquistou o universo da decoração junto ao estilo industrial, na década de 1930 em Nova York, logo após a grande crise econômica norte-americana. Na época, muitas empresas faliram e abandonaram prédios e galpões na cidade. O governo então ofereceu esses espaços para artistas em ascensão, que apostaram no clima urbano para decorar e harmonizar ambientes transformados.

Este modelo se tornou referência e abriu caminhos para que o cimento queimado ampliasse as possibilidades, com variedades em aplicações internas e externas, com diferentes cores e até mesmo estilos. A técnica de pintura, antes usada apenas em espaços rústicos, expandiu seus horizontes e se tornou a peça-chave também em amarrações mais sofisticadas ou minimalistas.

Para facilitar as escolhas na hora de renovar o lar, transmitir identidade e novas ideias para a decoração, a Suvinil preparou uma seleção de inspirações e diferentes usos do cimento queimado para quem deseja aplicá-lo na sala de estar.

Para fugir do óbvio, a primeira dica é explorar as variações em cores para a superfície. Este tom do Suvinil Cimento Queimado, produto que já vem pronto para o uso, é o Túnel de Concreto. A cor escura imprime personalidade ao ambiente, e funciona muito bem se combinada à estante de metal e ao sofá de couro, trazendo destaque à linha industrial.


Padrão Túnel de Concreto

Já a nuance Pedra Rosada, da Suvinil, por si só proporciona elegância e delicadeza para a sala de estar, transmitindo a sensação de aconchego. Esta opção reforça o poder de uso da cor, mas continua neutra e super fácil de harmonizar com outros tons da decoração, como no caso de um sofá cinza com almofadas e vasos em tons verdes e azuis. Perfeita para quem quer fazer um update de forma sutil.

Outra opção para inovar é mixar a superfície de cimento queimado com diferentes peças decorativas, que também apresentam o efeito. Esta parede na cor Elefante, da Suvinil, foi contraposta com um vaso no mesmo tom, criando uma brincadeira com a volumetria do objeto camuflado.


Cinza Elefante (Foto: Lufe Gomes)

E por que não aplicar a técnica também em pisos? Pensando em novas possibilidades para o cimento queimado, a Suvinil saiu à frente e lançou recentemente o Suvinil Piso Cimento Queimado, oferecendo alta resistência e impermeabilidade para que o efeito possa ser aplicado em pisos, inclusive em áreas que molham. Nesta sala de estar, composto com artesanatos e peças de designers brasileiros, o estilo se apropriou de uma decoração rústica e ao mesmo tempo sofisticada.


Cadeira Eos por Humberto da Mata na Estar Móveis, Esculturas Bem Bolado por Nil Morais na Dpot Objeto, Mesas e vasos Terra por Giacomo Tomazzi, Poltrona La Central por Cremme, Manta Tulipa por Paola Muller e Tapete Gema por Kiko Maldonado na ByKamy (Foto: André Klotz / Produção: Michell Lott)

Uma dica interessante é se atentar aos tons complementares para deixar o espaço cheio de personalidade. É possível ir de um estilo industrial a partir de tons neutros mais intensos e cinzas, até para um lado mais refrescante e tropical, optando por tonalidades claras e suaves que vão muito bem com plantas e texturas naturais, como a palha.




quarta-feira, 10 de junho de 2020

Aprenda como fazer uma decoração legal para os amigos


Preparar uma festa ou jantar em casa para amigos e familiares requer muito trabalho. Os pequenos detalhes, que não perdemos muito tempo e dinheiro, é o que fazem a diferença e deixam esse evento mais agradável aos convidados.
O primeiro passo é decidir o ambiente em que ele vai acontecer e também que tipo de festa vai dar – tema, para amigos, para família, formal ou informal. Com isso haverá uma série de elementos para deixar uma mesa e ambiente convidativos, que vão desde a toalha e os guardanapos até alguns toques decorativos que vão deixar sua mesa o centro das atenções.
Com a escolha do tema feita o segundo passo é a organização do espaço. Para isso separamos algumas ideias e dicas para ajudar nesse momento:
– Se a reunião acontecer no quintal, deixe ele colorido para criar um toque descontraído e alto astral. Uma dica é espalhar almofadas estampadas no chão isso ajuda a deixar seu quintal mais aconchegante.
– As flores é um item indispensável na decoração de sua casa, pois trazem vida ao local. Não importa o arranjo, mas sim que entre em harmonia com o restante do ambiente. Caso não haja espaço na mesa espalhe pétalas de rosa sobre a mesa que o efeito ficará lindo.
– Para um jantar informal o ideal é recorrer aos centros simples, sem muitos elementos que sobressaiam na mesa. Uma simples vela ou vaso com alguma flor vão dar o charme necessário.
– Quanto à toalha de mesa, é preciso ter em mente a temática e a ocasião que vai celebrar. O branco é o clássico e permite misturar com outros elementos coloridos, tais como guardanapos, copos, flores etc.
– Ilumine sua mesa com velas, existem no mercado diversos tipos e tamanhos para qualquer festa temática. Apoiar em castiçais vai resultar em um ambiente intimo e aconchegante. Agora se for algo mais informal, o legal é encher um recipiente baixo com água e coloque pequenas velas com pétalas para flutuar.
– O centro de mesa pode ser um tradicional arranjo floral, uma simples planta ou um conjunto de velas. O centro de mesa não pode atrapalhar a linha de visão dos convidados, nem dificultar o acesso à comida e às bebidas.
– Para um chá das cinco com as amigas, sempre é bom preparar um mimo. Por isso imprima cartões com o nome de cada uma e encaixe em um botão de rosa. Será uma linda recordação desse momento.
Enfim, a festa pode variar o tema, as cores que irá utilizar, mas existe decoração para todo tipo de festa. A decoração é o que mais chama atenção em uma festa é o que torna o charme do evento. Confira alguns exemplos:



imagem (1)





 











segunda-feira, 1 de junho de 2020

Inspire nestes banheiros incríveis

Com decorações de tirar o fôlego, os banheiros podem ser muito mais que ambientes puramente funcionais. Confira!

Uma boa decoração de banheiro pode ser a peça chave para inspirar momentos de meditação e relaxamento. Para transformar o espaço mais privado da casa em mais que um ambiente puramente funcional, as soluções em decoração se fazem essenciais. São elas que vão ditar a atmosfera do ambiente e garantir seu caráter bonito e inovador.

Na galeria, separamos 5 banheiros dos hotéis Four Seasons Hotels and Resorts ao redor do mundo que atendem a todos os gostos e são de tirar o fôlego. Inspire-se!



Em Tóquio, um estilo minimalista inspira o banhiro, projetado pelo designer Jean-Michel Gathy. Os espaços são confortáveis e dinâmicos, e combinam elementos da decoração japonesa com um estilo mais residencial. Uma característica é o contraste: linhas limpas interagem com texturas, enquanto espaços cheios de luz encontram recantos sombreados. (Divulgação/CASACOR)



O banheiro segue o design elegante da arquitetura modernista, porém incrementando toques contemporâneos na decoração, como a banheira central, as cores claras e linhas simples que valorizam a vista. Uma TV de plasma foi inserida no espelho para complementar a imersão. (Divulgação/CASACOR)



Uma das melhores inspirações para quem aprecia espaços tradicionais, o espaço foi instalado em um palazzo renascentista do século XV. A ambientação luxuosa de época se une ao conforto e tecnologia atuais. Na suíte, a banheira de imersão é a peça central do amplo banheiro repleto de arte, que inclui até mesmo afrescos originais no teto. (Divulgação/CASACOR)



Projetado por Pierre Yves-Rochon, o banheiro tem como ponto focal uma banheira de borda infinita com sistemas de hidromassagem e cromoterapia. A bancada do lavatório recebe a luz de luminárias Baccarat e o revestimento em mármore dá o toque elegante. (Divulgação/CASACOR)

Para inspirar casas na praia, o resort apresenta espaços projetados para inspirar a conexão com o ambiente natural. A decoração repleta de madeiras, pedras vulcânicas e outros materiais naturais trazem para o interior a atmosfera tranquila da ilha africana Mauricio.


Para inspirar casas na praia, o resort apresenta espaços projetados para inspirar a conexão com o ambiente natural. A decoração repleta de madeiras, pedras vulcânicas e outros materiais naturais trazem para o interior a atmosfera tranquila da ilha africana Mauricio. (Divulgação/CASACOR)