Geralmente, quando alguém reúne a família e os amigos para uma refeição em casa é que percebe o quanto é difícil acomodar, dentro dos ambientes, tanta gente. E uma solução para isso é investir em peças de design compactas e multifuncionais. Dentre elas, destacam-se as banquetas. E, entre esse móvel, existem modelos muito atraentes e inovadores que podem ajudar a deixar o espaço de casa mais otimizado e funcional.
Confira as ideias que selecionamos para saber como integrar as banquetas na decoração da casa e deixar tudo perfeito para receber todos os convidados!
As vantagens das banquetas para a decoração de interiores
Assentos e suportes extras são opções sempre muito bem-vindas dentro de propostas de decoração de ambientes. No caso das banquetas na decoração da casa, elas podem ser úteis em vários pontos das residências – na varanda, na sala e em cozinha integradas.
Elas são perfeitas para completar composições decorativas, ampliando as funções e aumentando a sensação de conforto. E sabendo disso, o mercado ampliou as opções de venda!
Hoje, a tendência de usar banquetas em propostas de interiores está bastante em alta. Sabendo disso, arquitetos e designers têm desenhado vários modelos diferentes e ousados para este móvel. Bem, até mesmo porque eles visam acompanhar as mudanças de preferências e necessidades de seus clientes. E, quase sempre, seu estudo é voltado às áreas sociais das casas e as funções atribuídas a elas.
A vantagem das banquetas na decoração da casa é que, mesmo pequenas, podem representar um grande toque de modernidade, versatilidade e até jovialidade aos ambientes. Locais sem utilidade se tornam ótimos espaços de interação. E sempre que a pessoa quiser realocar a peça é capaz de fazer isso facilmente de um ponto a outro da casa, até onde forem mais necessárias – quem sabe um quarto, lavabo ou jardim.
As diferentes formas de usar as banquetas na decoração
De fato, banquetas na decoração da casa são peças curingas. Dependendo de suas proporções – sobretudo a altura – e material, podem ser usadas como mesinhas; apoio para calçar sapatos; ponto focal do balcão do bar; ou base cavalete.
Portanto, é um item que deixa muitas das atividades realizadas dentro de casa mais práticas. Claro que o ponto para seu uso continua sendo frente à bancada voltada para a cozinha integrada à sala de jantar.
Na área de estar, as banquetas podem ser usadas ao lado de sofás e poltronas, revestidas com espuma e acompanhadas por almofadas. Para as áreas de refeições, os banquinhos com cobertura sintética são mais fáceis na hora da limpeza. Inclusive, os banquinhos de plásticos podem ser uma opção melhor a ser cogitada tanto para essas zonas internas quanto para áreas externas.
Os bancos em madeira são os modelos clássicos. Agora, os metálicos deixam os ambientes com ar mais clean e moderno. Existe até a opção de peças em um mix de materiais. Escolher por um modelo ou outro vai depender de uma estratégia de projeto.
Por exemplo, se alguém tiver de ficar muito tempo sentada que seja numa banqueta de assento estofado, com pés e encosto altos – muito confortável.
Os modelos mais baixos de banquetas são acessíveis, populares, fáceis de serem usados por crianças, idosos ou pessoas com algum problema de locomoção. E existem jeitos criativos de usar essas peças. Porém, elas precisam facilitar a rotina de todos, democraticamente.
Tipos de banquetas para integrar no decor
Já se pôde entender, pelo que foi dito antes, que existe uma variedade enorme de modelos de banquetas disponível no mercado. Muitas diferem pelo design, outras pelos materiais e tamanhos.
Os tipos mais baixos, mínimos – com altura de 20 a 30 cm -, são os mais raros. Mas, eles quase sempre só são usados em jardins e precisam receber acabamentos ou tratamentos específicos para resistir ao clima.
Em projetos de varandas, pode-se ver muito o uso de banquetas em altura mediana, feitas em fibras sintéticas ou naturais, como rattan. Os bancos mais altos, entre 65 a 80 cm, servem mais para regiões de dentro de casa, com balcões ou bancadas. Nesse caso, é comum ver a utilização de peças em madeira ou metal – como alumínio, aço ou ferro.
Banquetas em madeira combinam com decorações rústicas, em estilo campestre ou praiano. As feitas em metal combinam com ambientes modernos, tipo urbano. As em fibras ou acrílico podem deixar os ambientes com aparência futurista.
É possível ainda adquirir peças em tonalidades fortes ou coloridas. Quanto mais diferentes elas forem dos elementos ao redor, mais vão se destacar nos cenários em que estiverem.
Se você for usar banquetas entre sala e cozinha, opte por peças leves e com tecido resistente, de visual acolhedor e confortável, para atrair os convidados. Em outros ambientes, pode-se adotar móveis de aparência sóbria.
Já para a sala de estar, são melhores aquelas banquetas com pés e encostos reguláveis. E quanto aos quartos, banquetas com design diferenciado e bem colorido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário