Charme e elegância de sua simplicidade
O escandinavo é um que está bastante em alta. Trata-se de uma tendência mundial nórdica e que agora também faz sucesso no Brasil. Confira a seguir algumas dicas quanto às novidades na área de design de móveis.
Sobre o estilo escandinavo
O estilo escandinavo é considerado básico, porém bastante elegante e atemporal. Quando aplicado aos ambientes apresenta um leve toque de rusticidade. Tudo parece aconchegante e acolhedor.É que, na verdade, foi pensado para atender ao gosto e às necessidades daqueles que vivem em países com clima de frio extremo, como Dinamarca e Noruega. Mas, depois, acabou ganhando sua versão mais descontraída para combinar com os trópicos.
Estilo escandinavo de decoração
O estilo escandinavo, embora tenha como principal característica a simplicidade, esbanja beleza. Sua linha em móveis é bastante funcional.Mesmo no Brasil, as peças produzidas são pensadas para atingir o mesmo nível de qualidade, resistência e durabilidade daquelas oferecidas em território europeu. De fato, são capazes de atender todas as necessidades domésticas de uma sociedade contemporânea.
Quase sempre, o estilo escandinavo de decoração apresenta linhas retas, acabamento liso e uma simetria geométrica bem rígida. Mas a riqueza de detalhes – muito bem pensados por sinal – é mesmo bem alta. E os tons e texturas de materialidades são escolhidos visando deixar a decoração com uma cara mais atraente e acolhedora possível.
Pode-se dizer também que a decoração escandinava como um todo é bastante minimalista.
Afinal, seu conceito veio acompanhado da ideia de criar ambientes mais aquecidos e confortáveis para que as pessoas pudessem enfrentar – com alegria – o clima frio do inverno nórdico. Acabou que o mesmo nível de conforto também era desejado por quem vivia em outras partes do mundo. Assim, o estilo ficou popular.
Muitas propostas de interiores atuais são baseadas no estilo escandinavo de decoração. Residências pensadas assim apresentam ambientes claros e com visual bastante “limpo” – porém sem serem monótonas.
Nuances como branco, cinza, bege e marrom se destacam nos cenários. Também vale a pena destacar os rosados – em especial das peças em rose gold. O novo e o tradicional são apresentados juntos, em total harmonia.
“É uma “decor” mais limpa, sem excessos, com muita luminosidade, pois tem a questão do frio do norte europeu. É feita de linhas retas, formas simples e cores neutras.” – disse a arquiteta Camila Valentini, em reportagem à Revista Zap Imóveis.
“São ambientes mais leves e descompromissados, com menos marcenaria fixa e um pouco de mistura do clássico com o contemporâneo.” – disse a arquiteta Gabriela Marques, em reportagem de Histórias de Casa.
De um lado podem-se ver itens metalizados em alta tecnologia e de outro as peças artesanais – próprias da cultura local. Não se pode esquecer dos itens naturais, como mantas em pele de animais, esculturas entalhadas em troncos de madeira e mais.
É como se os projetistas desejassem moldar as casas como se fossem ninhos confortáveis para as famílias viverem e descansarem em paz.
Sobre as principais características dos móveis em estilo escandinavo
Os móveis escandinavos podem servir a vários propósitos e atender a todos os tipos de pessoas. Seu design é muitas vezes sustentável, modular, e capaz de criar ambientes mais funcionais e acolhedores.A maior aposta dos projetistas são aquelas peças mais baixas, em branco ou com texturas claras e neutras – típico do que é visto em produções minimalistas.
Grande parte dos móveis escandinavos, como mesas e cadeiras, é feito em madeira. Aliás, os tons naturais deste material não poderiam combinar melhor com este estilo.
Claro que o branco sempre será a cor primária destes ambientes decorados – oferecendo maior sensação de amplitude aos espaços.
Em lojas especializadas em artigos para o lar, também se pode ver móveis com estética escandinava com um ar bem mais natural. Um exemplo são as poltronas revestidas com estofamento em linho e algodão.
Além disso, itens menores e coloridos, como criados-mudos, e grandes peças industriais com ar retrô – sobretudo em metal escuro – facilmente possíveis de serem garimpadas em antiquários.
Você também pode utilizar o estilo escandinavo como guia para compor a decoração de sua casa. Use as imagens deste texto como fonte de inspiração. Crie algo especial para o seu lar, algo que atenda seu gosto e necessidades – além dos de sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário