Inclua janelas
Numa divisão relativamente pequena torna-se complicado incluir janelas grandes, ou várias janelas sem que isso se torne num empecilho para a disposição do mobiliário. No entanto mesmo que não se consigam aumentar as dimensões da/s janelas já existentes pode-se sempre valorizar a luz que entra por elas.
Atenção à pintura
Os diferentes tipos de branco-natureza ou simplesmente branco, creme, amarelo limão, tom de pêssego rosado e azul ou verde bem clarinho são boas formas de aproveitar a luz externa.
Para além das paredes, há que dar especial atenção à cor do teto pois é aí que se dá o remate final da pintura de qualquer casa. Os tetos pintados em cores claras transmitem a sensação de maior altura e maior luminosidade, ao passo que os tetos mais escuros tendem a oprimir a luz natural.
O pavimento também é importante
Nada de soalhos em madeira escura, nem cobertos por pedra cinzenta ou negra. Uma boa escolha recai na cortiça bem clarinha, ou na madeira de pinho envernizada, a tijoleira em rosa ou laranja também ajuda a compor um ambiente onde a luz natural seja rainha. O mármore desde que em tons claros pode ser uma aposta ganha e combina com todos os ambientes numa elegância sumptuosa.
Opte por cortinados de cores claras e transparentes
Existem no mercado diversos cortinados que facultam a totalidade de entrada da luz natural e ao mesmo tempo transmitem uma coloração suave ao ambiente.
Mas se as suas janelas são grandes e em boa quantidade saiba que pode rentabilizar a luz natural que por elas entra adotando também cortinados claros e transparentes.
Em divisões pequenas aproveite a luz natural e faça dela a rainha da decoração
O importante é utilizar bom gosto e bom senso na decoração, evitando exageros quer por excesso, quer por defeito.
Peças de mobiliário em cores claras refletem a luz natural
Para tirar bom partido da luz externa é bom que escolha peças de mobiliário em tons claros.
Móveis feitos em pinho ou em madeiras lacadas/esmaltadas em tons claros ou pintadas de branco, sofás em pele de tom claro, tudo o que possa implicar reter um pouco de luz e devolvê-la de volta é boa ideia quando se deseja aproveitar a claridade natural.
O mobiliário em ráfia, embora mais utilizado na decoração de jardins ou espaços exteriores também se torna interessante quando usado dentro de casa, e se for em cores claras funciona muito bem como captor de luminosidade.
Peças em ferro forjado pintadas de branco são uma alternativa mais sofisticada mas que combina lindamente com a luz externa.
Aposte nos acessórios da decoração
- Espelhos refletem a luz, aumentam o ambiente e dão uma ilusão de profundidade luminosa que potencia a luz externa, constituindo uma ótima ajuda para fazer sobressair a luz natural.
- Da mesma forma os tapetes ou passadeiras em tons alegres, vivos e claros auxiliam na manutenção e difusão da luz.
- Tampos de vidro transparente nas mesas, mantas brancas ou em cores alegres espalhadas nos sofás, almofadas em tecidos sedosos e em cores luminosas são acessórios de decoração que consolidam a presença da luz natural.
- Bibelots, candeeiros, colchas e napperons brancos ou em tom de marfim valorizam a decoração e retêm a luz natural.
- Fotografias ou pinturas expostas nas paredes, ou sobre os móveis também ajudam a compor uma decoração mais luminosa, e desde que não empregues exageradamente acrescentam aconchego e personalizam qualquer casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário