Como trazer a natureza para dentro de casa
Para se reconectar com a natureza e se refugiar do caos urbano, estes moradores criaram pequenas selvas em suas casas, com plantas por todos os lados.
Welcome to the jungle
Resultado: a árvore está indo tão bem no vaso que logo vai precisar de mais espaço. “É o melhor limão que já comi”, diz. Em meio a tanto verde, também há lugar para uma pequena horta. “Faz tempo que não preciso comprar temperos, pois uso os que crescem aqui”, afirma.
Assim, de um jeito despretensioso, a decoração charmosa do apê ganhou uma atmosfera relaxante, repleta de espécies exuberantes, como chifre-de-veado e samambaia. As orquídeas, outra paixão da designer, também florescem no seu tempo.
Parece que Dani, além de criar lindos sapatos, leva jeito sim para lidar com a natureza.
Laboratório verde
Na cobertura em que vive com a mulher, Ana Clara, no bairro paulistano de Perdizes, há espécies de todo tipo. “Costumo deixar algumas aqui até se desenvolverem e depois levo para os projetos. É como um berçário”, explica.
Dessa forma, o verde tomou conta da decoração, principalmente no terraço, onde eles costumam receber os amigos para almoços e jantares. Lá, Felipe instalou uma prateleira especialmente para colocar alguns vasos e hangers e, assim, criar um visual urban jungle, emoldurado na paisagem.
“As plantas transformam os ambientes e trazem muita calma para a nossa rotina agitada”, afirma.
Companhia especial
Entre elas está uma jabuticabeira com um significado todo especial. “Nós a plantamos com amigos, em nosso casamento, há dois anos e meio”, conta. Hoje a pequena árvore vive feliz na varanda.
Além disso, o verde se espalha pela cozinha e pela sala. Por lá estão o fícus-lyrata e algumas air plants. “Nosso dia a dia fica mais gostoso com elas”, diz Nina, que divide a manutenção das espécies com o marido.
Para deixá-las viçosas, as regas acontecem diariamente e, uma ou duas vezes por mês, eles adubam, trocam a terra e retiram as folhas secas.
Amor pela natureza
No apartamento que divide com o empresário Felipe Raposo de Medeiros, na capital paulista, elas ocupam quase todos os ambientes, inclusive o banheiro. “Queria ter meu próprio jardim aqui dentro”, diz Juan.
Entre as espécies preferidas, cita a costela-de-adão e a bromélia. Segundo ele, além da beleza estética, existem muitos benefícios sensoriais quando você vive rodeado pela natureza. “As plantas nos deixam mais sensíveis ao entorno. É uma delícia estar perto delas”, conta.
Já os cuidados ficam a cargo de Felipe, que adora reservar um momento do dia para fazer a rega e verificar se todas estão saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário