Decoração de apartamento: concreto aparente ganha aconchego com marcenaria e mix de cores
O apartamento de 110 m² passou por uma transformação total que integrou e ampliou espaços
A obra durou um ano e foi comandada por Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida, as arquitetas à frente do escritório Tria Arquitetura. O desejo de renovação total dos moradores deu liberdade para a criação das profissionais. “Rolou uma empatia muito grande entre nós e os clientes. A confiança é fundamental para conseguirmos o resultado esperado”, afirma Marina.
Estrutura
Quando receberam a planta do imóvel, as arquitetas descobriram que as paredes divisórias das salas eram estruturais, logo, não poderiam ser demolidas. “Então, surgiu a ideia de descascar o reboco e mostrar a pureza do concreto”, explica Marina. Esse foi também o ponto de partida para a escolha da madeira, e das cores branco e azul claro, que criam um ambiente aconchegante mesmo com todo o concreto aparente.
Home office
Os moradores precisavam de um escritório para trabalhar em casa. A saída foi transformar o quarto de serviços, que não era utilizado no dia a dia do casal, em home office integrado à área íntima. O espaço ainda ganhou duas aberturas, uma para a cozinha e outra para o living, esta última com portas de correr com painéis de madeira.
Integração
A cozinha separada da sala impedia a convivência mais próxima dos moradores. Para solucionar a questão, os dois ambientes foram abertos e integrados. A mudança trouxe espaço para acomodar a mesa de jantar.
A área de serviço ficou menor. Uma parte foi transformada em despensa e a outra integrada ao banheiro da suíte, já que os moradores sonhavam em ter uma banheira. O ambiente ainda ganhou paredes revestidas com madeira para deque, “dando um toque moderno e aconchegante”, nas palavras de Marina.
Revestimentos
Para aproveitar o taco original do apartamento, as profissionais optaram por restaurar o piso da sala e aplicá-lo também no corredor e quartos. A área da cozinha e de serviço ganhou o ladrilho hidráulico na cor mostarda. A escolha se deu pela praticidade da manutenção e limpeza. Para Marina, o projeto pode ser definido em quatro palavras: conforto, contemporâneo, familiar e funcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário