segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Use seu quintal para ampliar a casa com mais um cômodo

Pensando em ampliar a casa com um cômodo novo? Já pensou em utilizar seu próprio quintal para isso? Se você souber como aproveitar cada centímetro dele, um novo ambiente para o seu lar pode surgir como num passe de mágica. Veja como:
Como transformar a varanda em uma sala
(Reprodução/InsideOut)

1. Deixe ele aconchegante

Cuide do seu quintal com a mesma atenção que você tem (ou deveria ter) com a sala de estar. Deixe ele um espaço habitável e convidativo, com lugares confortáveis para se sentar e passar o tempo. Cuidar da iluminação também é importante, por isso, busque por luminárias solares. Ventiladores também são bem-vindos para os dias mais quentes e ensolarados.

12-varandas-e-quintais-aconchegantes-para-curtir-a-primavera
(Divulgação)

2. Conecte a área interna com a externa

Sua sala ao ar livre não pode ficar alheia ao resto da casa. Para integrar o interior ao exterior, dê continuidade ao revestimento de dentro para fora. Se você tiver um telhado, por exemplo, continue-o até que os ambientes se encontrem. Outra forma de integrar os espaços é definir um padrão de cor para as paredes e o assoalho.

3. Encontre o foco do quintal

Os cômodos dentro de casa têm sempre um ponto focal: o sofá da sala, a cama no quarto ou a mesa da cozinha, por exemplo. O mesmo deve acontecer com a sala ao ar livre. O foco pode ficar em um forno à lenha, uma lareira ou até mesmo um jardim vertical.

22-casa-cor-sao-paulo-2013-Tenda-do-café

4. Reduza os ruídos da rua

Você não vai querer aproveitar um tempo livro na sua nova sala ao ar livre em meio ao barulho da vizinhança, certo? Por isso, pense em maneiras de reduzir os principais ruídos da rua, como fontes de água.

5. Trabalhe com cores

Assim como dentro de casa, as cores da sua sala ao ar livre precisam ser pensadas. Adote o sistema 60-30-10: 60% do ambiente composto pela cor principal (paredes), 30% do espaço com uma cor secundária (a maior peça do mobiliário, por exemplo) e 10% de texturas, como pinturas e almofadas.
Fonte: InsideOut

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Dicas: Como decorar o quarto em três passos

Resultado de imagem para quartos bem decorados


O espaço mais íntimo da casa é também o que mais sofre com bagunça e um acúmulo de coisas que parece não ter fim. Mas e se disséssemos para você que uma transformação definitiva nesse ambiente requer apenas três passos? Saiba quais são na lista abaixo e veja como colocá-los em prática já!



  • Tire os excessos e deixe o ambiente neutro

    Qualquer transformação que se preze deve começar com uma limpeza geral do ambiente, de acordo com a personal organizer , Micaela Góes. O objetivo da faxina é tirar tudo o que não se usa mais ou que não está em harmonia com o resto do quarto. A mesinha de cabeceira ficou velha? Reforme ou compre outra. As roupas costumam ficar espalhadas na cama? Coloque tudo de volta no armário. O guarda-roupa é pequeno para tanta coisa? O melhor é doá-lo e comprar outro. Após esse primeiro estágio, o quarto fica mais clean e espaçoso, pronto para a transformação.

  • Adicione cores em harmonia

    Depois da limpeza e de conseguir enxergar o ambiente como um todo, é chegada a hora de adotar as cores certas para paredes, cortinas e roupas de cama. O tom do momento para o quarto é o azul-turquesa que, segundo o arquiteto Toni Litsz, transmite tranquilidade e juventude ao ambiente. Tons pastel - do amarelo clarinho ao rosa chá - também são boas opções. Pinte uma das paredes com a cor escolhida e use a mesma para almofadas, manta e mesa de cabeceira. Para evitar exageros, mantenha a base de cor neutra – bege ou branca são as ideais - e pontue o espaço com coloridos estratégicos. Papel de parede estampado, como na foto, também renova!

    Resultado de imagem para quartos bem decorados
  • Escolha peças para decorar

    O último estágio da reforma sem obra é uma decoração certeira, já no clima que se deseja para o novo quarto. Se a ideia for criar ares românticos, as flores são as mais indicadas. Para o ambiente mais íntimo do lar, as tulipas, bonitas e discretas, fazem um ótimo trabalho. E o que te dizer daquele espaço dedicado à beleza, com penteadeira e tudo? Além dele, moringas coloridas na mesa de cabeceira, quadros na parede e espelhos que ainda ampliam o espaço são sempre bem-vindos.

    Imagem relacionada

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Cimento queimado, revestimento que virou tendência

Deixe sua casa mais moderna com o cimento queimado

Saiba mais sobre este revestimento, aprenda a utilizar esta técnica que vem se popularizando e garanta um visual moderno e charmoso para o seu lar.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Tendência que vem despontando na decoração dos lares brasileiros, o cimento queimado é a opção ideal para aqueles que gostam de uma decoração com ares industrial.
Técnica utilizada como revestimento, teve seu uso difundido para várias áreas da casa. Antes utilizado somente em áreas externas, compondo o chão, é visto frequentemente em paredes, cubas de banheiro e bancadas de cozinha.
De acordo com a arquiteta Cláudia Queimado, da CD Arquitetura, o cimento queimado se tornou em uma das opções de acabamentos mais utilizadas no país. “Ele pode ser usado em diferentes ambientes, além de servir para a construção de bancadas, nichos, prateleiras, pias e outros itens. A versatilidade do material é um dos seus grandes atrativos”, afirma.
A profissional ainda esclarece o método de preparo deste material: “com a argamassa ainda mole, joga-se o pó de cimento sobre a mesma. A partir daí o pó é espalhado, até formar um material liso e uniforme. Basta deixar secar que o cimento queimado estará pronto.

Como executar a técnica corretamente

Buscando apresentar as diversas possibilidades de preparo, Cláudia revela os materiais e o modo de fazer variação deste revestimento. Confira:

Cimento queimado tradicional

Para preparar o cimento queimado tradicional, é necessário fazer uma mistura entre a argamassa de obra e pó de cimento. “Para camadas de até 0,5cm, a medida ideal da mistura é de 1 parte de cimento para 4 partes de areia grossa. Já para camadas de até 15 cm (piso estrutural), utilize a mistura de 1 parte de cimento, 3 partes de areia média e 2 partes de brita”, recomenda.

Cimento queimado colorido

”Utilize a mesma mistura citada acima, separando o piso com separadores. Depois é só utilizar 1 parte de colorante para cada dez partes de cimento”, informa.

Cimento queimado polido

”No momento da aplicação, é necessário utilizar uma régua metálica para deixar o cimento queimado liso e uniforme. Para torná-lo polido, basta utilizar alguns produtos específicos para este fim, os quais são facilmente encontrados em lojas de construção”, revela.

Outros tipos de cimento queimado

A arquiteta explica que o cimento queimado é um material de grande versatilidade. Podendo ser utilizado na forma tradicional, colorido ou polido, além de ser aplicável em todos os ambientes da casa. “O mais comum é encontrá-lo em espaços com a sala (chão e parede) ou, ainda, na confecção e prateleiras e nichos”.
Cláudia ainda ressalta o baixo investimento como a grande vantagem deste revestimento: onde o metro quadrado custa em média, cerca de R$ 20 à R$22. Existem ainda no mercado, outras opções de revestimento as quais imitam o efeito desta técnica, como o porcelanato ou mesmo tintas especiais que imitam a variação de cores resultantes da técnica original.

Ambientes com cimento queimado

Como já dito anteriormente, este material é versátil, podendo se apresentar m qualquer cômodo da casa, sem restrições. Confira algumas opções de uso de cimento queimado na decoração:

Quarto

Para Cláudia, utilizar cimento queimado no quarto é uma excelente alternativa para locais em que o clima é quente, pois o cimento queimado deixa o ambiente com o aspecto gélido, porém confortável. “Deve-se ter cuidado ao utilizá-lo em regiões com uma temperatura mais baixa, pois pode trazer desconforto ao cômodo”.
Foto: Reprodução / Diego Revollo
Foto: Reprodução / Diego Revollo
Foto: Reprodução / Gabriela Pereira
Foto: Reprodução / Gabriela Pereira
Foto: Reprodução / Juliana Matos
Foto: Reprodução / Juliana Matos
Foto: Reprodução / Joshua Lawrence
Foto: Reprodução / Joshua Lawrence
Foto: Reprodução / Cornestone Architects
Foto: Reprodução / Cornestone Architects
Foto: Reprodução / Mariana Orsini
Foto: Reprodução / Mariana Orsini
Foto: Reprodução / José Ricardo Basiches
Foto: Reprodução / José Ricardo Basiches
Foto: Reprodução / Leo Romano
Foto: Reprodução / Leo Romano

Sala

Podendo ser aplicado desde o chá até paredes ou coluna, este elemento garante mais charme ao ambiente. ”Na sala, o cimento traz um caráter rústico ao espaço. Para dar vida ao ambiente, aposte em móveis e itens decorativos que tragam um pouco de cor para o ambiente”, ensina.
Foto: Reprodução / Simples Arquitetura
Foto: Reprodução / Simples Arquitetura
Foto: Reprodução / BEP Arquitetos
Foto: Reprodução / BEP Arquitetos
Foto: Reprodução / Diego Revollo
Foto: Reprodução / Diego Revollo
Foto: Reprodução / Lima Orsini
Foto: Reprodução / Lima Orsini
Foto: Reprodução / Studio dLux
Foto: Reprodução / Studio dLux
Foto: Reprodução / WB Arquitetos Associados
Foto: Reprodução / WB Arquitetos Associados
Foto: Reprodução / Marina Carvalho
Foto: Reprodução / Marina Carvalho

Cozinha

”Na cozinha, o cimento queimado é um dos pisos mais usados atualmente, pois a durabilidade do material, bem como a facilidade na limpeza, são um dos principais parceiros desse ambiente”, evidencia. Aqui, além de figurar no piso ou até mesmo paredes, ainda é uma ótima opção de material a ser utilizado em bancadas.
Foto: Reprodução / Andre Leanza
Foto: Reprodução / Andre Leanza
Foto: Reprodução / Juliana Conforto
Foto: Reprodução / Juliana Conforto
Foto: Reprodução / Vida de Vila
Foto: Reprodução / Vida de Vila
Foto: Reprodução / Margareth Salles
Foto: Reprodução / Margareth Salles
Foto: Reprodução / Paula Werneck Arquitetura
Foto: Reprodução / Paula Werneck Arquitetura
Foto: Reprodução / Gabriela Pereira
Foto: Reprodução / Gabriela Pereira
Foto: Reprodução / Fabio Galeazzo
Foto: Reprodução / Fabio Galeazzo
Foto: Reprodução / Tavares Duayer Arquitetura
Foto: Reprodução / Tavares Duayer Arquitetura

Banheiro

Muito utilizado como matéria prima de bancadas, também pode ser aplicado como estrutura para banheiras. “Pode ser usado neste cômodo sem nenhum tipo de problema. No entanto, o uso dentro do box não é recomendado, já que o material é poroso e pode absorver líquidos, se este não for impermeabilizado”, alerta.
Foto: Reprodução / Diego Revollo
Foto: Reprodução / Diego Revollo
Foto: Reprodução / Casa 100 Arquitetura
Foto: Reprodução / Casa 100 Arquitetura
Foto: Reprodução / Diego Revollo
Foto: Reprodução / Diego Revollo
Foto: Reprodução / IE Arquitetura
Foto: Reprodução / IE Arquitetura
Foto: Reprodução / Gabriela Pereira
Foto: Reprodução / Gabriela Pereira
Foto: Reprodução / Paula Werneck
Foto: Reprodução / Paula Werneck
Foto: Reprodução / Corner Stone Architects
Foto: Reprodução / Corner Stone Architects
Foto: Reprodução / Clayton & Little Architects
Foto: Reprodução / Clayton & Little Architects

Áreas externas

”Se for em locais em que haja a incidência de luz solar, é necessário usar juntas de dilatação, além da cautela para dias chuvosos, pois, com a presença da água, o piso torna-se escorregadio”, adverte. Pode ser aplicado também em conjunto com azulejos estampados, conferindo um visual todo especial ao chão.
Foto: Reprodução / WB Arquitetos Associados
Foto: Reprodução / WB Arquitetos Associados
Foto: Reprodução / Leo Romano
Foto: Reprodução / Leo Romano
Foto: Reprodução / Simpson Design Group
Foto: Reprodução / Simpson Design Group
Foto: Reprodução / SHED Architecture
Foto: Reprodução / SHED Architecture
Foto: Reprodução / CultivArt
Foto: Reprodução / CultivArt
Foto: Reprodução / Homes By Morning Star
Foto: Reprodução / Homes By Morning Star
Foto: Reprodução / Auhaus Architecture
Foto: Reprodução / Auhaus Architecture
Foto: Reprodução / Tara Bussema
Foto: Reprodução / Tara Bussema
Foto: Reprodução / Christian Dean
Foto: Reprodução / Christian Dean
A arquiteta ainda explica que o cimento queimado, por si só, remonta a um ambiente rústico, com ares industriais. No entanto, mesmo com essas características, o material é associado a ambientes modernos, especialmente quando os móveis e itens decorativos do mesmo casam entre si.
Vale a pena apostar nesta econômica e bela opção de revestimento. Escolha o modo de utilização que mais lhe agrada e mude já o visual do seu lar.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Banheiros brancos mais não monótonos

Ambientes claros, relaxantes e longe de serem monótonos




Apostar nos banheiros brancos é um caminho sem erros. O tom traz sensação de amplitude para os ambientes pequenos e de bem-estar, mas é preciso tomar cuidado redobrado com os revestimentos e escolher materiais práticos. Para inspirar, fizemos uma seleção caprichada de banheiros onde o branco reina na decoração e os detalhes trazem charme extra.

Com uma paisagem incrível



Este banheiro, criado pela australiana Jesse Bennett Architect, traz a natureza do exterior para dentro do ambiente, através de paredes de vidro. As superfícies surgem com profusão de texturas: concreto, madeira e azulejos tridimensionais. Uma chaise rosa traz conforto e delicadeza, assim como o tapete de pelos.

Um toque provençal



Beleza, elegância e delicadeza definem este banheiro, onde verde-claro é protagonista e conversa muito bem com os outros tons leves. Além de aparecerem nas estampas dos tecidos, as flores também brilham em versão real, nos arranjos posicionados sobre a bancada de mármore e as mesinhas laterais.

O piso é destaque



Com uma base branca, os ladrilhos com grafismos chamam a atenção neste banheiro, mas eles não são os únicos responsáveis pela alma exuberante do espaço. O aparador de madeira, além de ser utilizado como armário, também conta com lavatórios acoplados, o que resulta em um aproveitamento inteligente do espaço. Para finalizar, ladrilhos brancos até a metade da parede conferem uma textura agradável.

 Combinação clássica



Além de colorir este banheiro, o vitral da janela, acompanhado das molduras ao redor e no teto, revela que esta é uma casa de estilo vitoriano. Na nova ambientação contemporânea e luxuosa, o branco predomina pontuado pelo preto nos acessórios, a exemplo do espelho com moldura vintage, do armário e das toalhas com estampa chevron.

Vintage e rústico



Com uma parede de azulejos descascados, pintados de branco, este banheiro ganhou contraste com o teto pintado de preto. Já a metade das paredes foi revestida com pastilhas brancas. O mobiliário sopra um ar vintage, a exemplo da banheira, do pequeno armarinho, do gaveteiro e da pia com pés metálicos aparentes.

Como uma onda no mar



O desenho da superfície das peças que compões este banheiro representa a formação das ondas na água, que acontece através da interação do vento, gravidade e inércia. O conceito, criado pelo designer austríaco Phillip Aduatz, conferiu uma atmosfera suave e cheia de movimento para sua recente linha de mobiliário.

Perfeito para dois



O mármore branco piguês invadiu este banheiro, assinado pela arquiteta Vanessa Féres, que foi pensando para a vida prática do casal: duas cubas e duas duchas, portas de correr espelhadas separando os ambientes de dormir, o closet e a sala de banho.

Banho e arte



Na casa da galerista Luciana Brito, o banheiro exibe a elegância e a simplicidade das linhas retas, além de combinar revestimentos diferentes, como mármore e pastilhas cerâmicas, tudo em off-white. Sobre a borda da banheira, um quadro do artista Sol LeWitt adiciona um ponto de cor e arte ao cenário.

Tudo em dobro



Neste banheiro totalmente branco, onde apenas o piso de cimento cimentício rouba a cena e deixa o ambiente mais contemporâneo, tudo foi pensado para o conforto do casal. São suas duchas e duas cubas para um convívio harmonioso. Bancada de mármore piguês, metais da Deca e projeto do escritório Díptico Design de Interiores.

Mistura de estilos



Assinado pela arquiteta Marie Deroudilhe, este banheiro de ar contemporâneo integra um apartamento localizado em um prédio do século 18. Apesar de a arquitetura revelar as características da época de sua construção, o projeto de interiores exibe linhas retas e uma estética minimalista, com pastilhas brancas no piso e na parede.

Com um toque de glamour



A imensidão branca foi interrompida somente pelos detalhes dourados, que aparecem nos metais e na moldura do box neste banheiro. A iluminação indireta no teto contribui para o clima elegante do espaço, onde as linhas retas predominam. Projeto do escritório Espaço do Traço Arquitetura.

Branco moderninho



Aqui, paredes e acessórios brancos ganharam a companhia do preto para criar um banheiro com atmosfera contemporânea. Criado pelo escritório australiano THOSE Architects, o espaço ainda conta com toques de madeira no banquinho que serve de apoio perto da banheira e na prateleira da pia.

O charme elegante do mármore



O espelho, que contorna a parede lado a lado, esconde os armários e também garante amplitude neste banheiro, criado pelo escritório Ambidestro. Na bancada, uma pedra de mármore, que também funciona como um painel, garante um toque nobre ao décor, combinando com o piso cinza, de aspecto cimentício.
Fonte: Casa Vogue