quinta-feira, 6 de outubro de 2016

As cores que mais combinam com quarto infantil

Segundo a especialista, na hora de escolher as cores é muito importante ouvir tanto os pais quanto as crianças, pois são elas que passarão mais tempo no interior do ambiente.
“A cor deve ser definida levando em conta o gosto do pequeno cliente, evitando a utilização de cores cansativas, muito fortes, vendo o quarto como um todo. É preciso tentar entender qual o perfil da criança, seu temperamento e utilizar uma cor que se ajuste às características de cada uma”, esclarece Ana Lúcia.

Cores vivas

Foto: Reprodução / Interiordev / The lux home / Joe to hell

Da esquerda pra direita: Heartthrob (SW 6866); Cheerful (SW 6903); Jamaica bay (SW 6781) | Imagem: Dicas de Mulher
Da esquerda para a direita: Heartthrob (SW 6866); Cheerful (SW 6903); Jamaica bay (SW 6781)

Por serem alegres e remeterem ao universo infantil, as cores vivas são ótimas opções para ambientes mais descontraídos. A dica da designer Ana é apostar nas cores primárias (vermelho, amarelo e azul).
No entanto, alerta: “Sua utilização deve ser regrada, os excessos cansam e excitam demais. Devemos dar preferência a uma base branca, paredes ou móveis e colorir os tecidos e objetos e algum detalhe arquitetônico.” Ou seja, o segredo é intercalar objetos de cores vivas com elementos neutros.

Tons pastel

Foto: Reprodução / Room to bloom /  Charlotte Lovely  / Charlotte Lovely

Da esquerda pra direita: Sherwin-Williams Inland (SW 6452); Fussy pink (SW 6853); Afterglow (SW 6667) | Imagem: Dicas de Mulher
Da esquerda para a direita: Sherwin-Williams Inland (SW 6452); Fussy pink (SW 6853); 
Afterglow (SW 6667)

As tonalidades pastel são muito bem-vindas em ambientes infantis, pois trazem aconchego e leveza ao ambiente. Segundo Ana Lúcia, são fáceis de usar e favorecem à criação de ambientes calmos e clássicos. As cores pastel podem ser variáveis de todos os tons vivos, basta escolher a que mais combina com a linha decorativa definida para o quarto. Azul bebê, rosa bailarina, coral e variações claras de verde, roxo e amarelo são boas opções.

Cores neutras

Foto: Reprodução / Ebabee  / Ebabee  / Charlotte Lovely

Da esquerda para a direita: Sherwin-Williams Ibis White (SW 7000); Sand Dune (SW 6086); Sensible Hue (SW 6198) | Imagem: Dicas de Mulher
Da esquerda pra direita: Sherwin-Williams Ibis White (SW 7000); Sand Dune (SW 6086); 
Sensible Hue (SW 6198) 

“São perfeitas para serem utilizadas como base na decoração. O branco e o bege permitem a ousadia nos acessórios e revestimentos”, afirma Ana. Além da maior liberdade na hora de escolher acessórios e complementos decorativos, as tonalidades neutras prolongam a vida útil do quarto, evitam cansaços com as cores e facilitam mudanças decorativas do ambiente. Mas lembre-se, um toque de cor sempre faz bem (ainda mais se tratando de ambientes infantis), se não for na parede, invista em souvenirs ou outros elementos coloridos.

Papéis de parede

Foto: Reprodução / Charlotte Lovely /Bright kids interiors / Dcoração

Da esquerda pra direita: Sherwin-Williams Swanky gray (SW 6261); Reflecting pool (SW 6486); Gladiola (SW 6875) | Imagem: Dicas de Mulher
Da esquerda para a direita: Sherwin-Williams Swanky gray (SW 6261); Reflecting pool (SW 6486);
Gladiola (SW 6875)

Uma outra opção para colorir ou decorar as paredes são os papéis de parede. A dica é investir em cores suaves no caso de estampas grandes e ao escolher cores fortes optar por estampas menores, para não carregar o ambiente ou limitar a aplicação dos outros elementos decorativos. Uma alternativa para não errar no papel de parede é aplicá-lo em apenas uma parte da parede, assim o ambiente fica mais leve e as chances da criança enjoar da estampa diminuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário