terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Como escolher almofadas para o sofá

Lisas, estampadas, com ou sem texturas, as almofadas servem para decorar o ambiente e deixar o sofá mais confortável

 

 

Sabendo que a correta aplicação dos recursos da decoração pode mudar totalmente o clima do ambiente para melhor, vale a pena investir seu tempo caprichando na hora de escolher itens decorativos para a casa, pois até mesmo os menores detalhes fazem uma grande diferença no resultado final.
Nesse sentido, após a compra ou reforma de um sofá ou até mesmo da sala de estar inteira, uma das questões que mais preocupa quanto à decoração é como combinar as almofadas para que o ambiente ganhe um ar aconchegante e bonito sem que elas destoem do estilo do móvel.
E não é só nos sofás que as almofadas podem ter papel importante no quesito decorativo. A arquiteta Cristiane Schiavoni conta que além do sofá da sala de estar, ela gosta de incluir as almofadas à decoração de ambientes como o quarto – nas camas e no chão sobre tapetes e até mesmo em varandas, para deixar a decoração confortável e moderna.
Se você está planejando fazer uma mudança na decoração da sua casa ou ainda está precisando trocar as almofadas já antigas da sua sala, confira as dicas da especialista para fazer uma boa escolha e deixar o ambiente com a sua cara e muito bem decorado.

Como combinar as almofadas com a cor do sofá?

Segundo a arquiteta, um dos pontos principais a serem considerados em relaçãoàs almofadas é a cor: “Acho interessante harmonizar as cores das almofadas com o sofá, para que criem um conjunto uniforme.”
Mas, como fazer isso? A tarefa pode parecer mais complicada do que realmente é. Para combinar as cores entre si, você tem duas opções: usar tom sobre tom ou cores que se “casam” entre si. Para as mais ousadas, usar a mesma cor do sofá ou uma cor contrastante (preto x branco) também são boas opções, porém vale destacar que conferem ao ambiente um ar bem dramático e isso pode ser um pouco “cansativo”.

Combinando tom sobre tom

Por exemplo, um sofá roxo pode ser decorado com almofadas com estampa em tons de roxo e algumas em tons de lilás. Essa seria a técnica do tom sobre tom. É importante ressaltar, que nesse caso, dependendo das cores usadas e do restante da decoração, o ambiente pode ficar “monótono” – especialmente se o sofá for em cor neutra. Se você quiser adicionar um pouco de cor, vale adicionar um vaso com flores em cores bem vivas na mesa de centro.






Como combinar estampas

Uma das principais dúvidas quanto a estampas nas almofadas é se podemos misturá-las ou se devemos usar uma só?
Segundo a arquiteta, a mistura das estampas é bem vinda, mas elas têm que se complementar entre si. Uma estampa não pode brigar com a outra. Então, uma dica para quem não tem muita experiência é misturar estampas com as mesmas cores ou em tons similares, porém com desenhos diferentes. Veja algumas inspirações:

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock
Foto: Thinkstock

A escolha do material e do tamanho da almofada

É importante também se atentar aos materiais escolhidos. Esqueça a ideia de que o material do sofá e da almofada deve ser o mesmo. Isso não é proibido, mas misturar materiais e texturas diferentes pode enriquecer ainda mais o ambiente, tornando-o muito mais moderno e arrojado.
Quanto ao tamanho, a especialista alerta que é importante manter uma proporção. “Um sofá com encosto baixo, por exemplo, fica desproporcional com almofadas muito grandes (exceto se elas fizerem o papel de um encosto adicional)”, afirma.

Almofadas divertidas

Outra opção para dar uma “cara nova” ao seu sofá e ao ambiente é apostar em almofadas divertidas, como as que possuem estampas de bandas, objetos, personagens ou remetem à filmes e outros temas que podem trazer ao seu lar um toque de personalidade e humor. Inspire-se:


Foto: Reprodução / Arte and Prosa
Foto: Reprodução / Blog Ziggytek

Nenhum comentário:

Postar um comentário