Em um projeto de design de interiores, os detalhes fazem a diferença. Ter ideias de revestimento é uma forma de dar uma nova personalidade ao ambiente e evitar que as paredes pareçam vazias e sem sentido.
Essa alternativa pode ser utilizada em qualquer ambiente. O importante é satisfazer o cliente e criar um espaço diferenciado. Para alcançar esse propósito, é preciso conhecer as opções e as características de cada cômodo.
Para ajudar nessa decisão, apresentamos neste post 7 ideias para revestir as paredes. Que tal conferir as possibilidades?
1. PAPEL DE PAREDE
Clássico, o papel de parede é uma boa pedida. É mais indicado para ambientes de baixa ou nenhuma umidade. Caso contrário, pode descolar e apresentar mofo na superfície. De toda forma, é atemporal. Por isso, pode ser usado em vários cômodos.
A vantagem é ter a possibilidade de incluir estampas, listras, padronagens específicas etc. É uma forma de revitalizar o ambiente sem gastar muito, porque é mais barato que a maioria das alternativas. Sua aplicação também é facilitada. Para criar um ambiente elegante, por exemplo, basta usar um modelo clássico e que combine com a cor dos móveis.
Por outro lado, por ser mais frágil, sua utilização é recomendada em áreas internas. Afinal, nas externas, o papel de parede está sujeito a ventos, chuva, poeira e sujeira.
2. MASSA TEXTURIZADA
Aquela parede mais feia ou detonada pode ter uma nova cara com a massa texturizada. Esse é um tipo de revestimento passado direto na parede, ou seja, sem pintura ou reboco. Por não exigir preparação prévia, é possível colocar a cor desejada depois de ter o desenho pronto.
A tonalidade original da massa é branco e pode ser mantida dessa forma. Há várias possibilidades de desenhos. Alguns deles são:
ondas: criam um visual delicado e leve;
folhas: trazem elegância ao ambiente;
sem formato específico: oferecem volume e aparência rústica;
colmeia: deixa o cômodo diferente e moderno.
3. PORCELANATO
É uma ideia diferente, mas já bastante utilizada. O porcelanato na parede pode ser aplicado em diferentes ambientes, inclusive em áreas externas. Uma de suas principais vantagens é colocar estampas que reproduzem a aparência de outros materiais. Além disso, é resistente, durável e fácil de ser limpo.
Em banheiros e cozinhas, o porcelanato é mais comum. Caso queira colocá-lo no quarto ou na sala, o ideal é criar uma sensação de aconchego. Uma alternativa é usar essa ideia de revestimento na parede onde fica a cabeceira da cama. Assim, é possível trabalhar texturas e detalhes.
Outra possibilidade é revestir o painel da TV ou criar um ambiente diferenciado na lareira. Se quiser criar um efeito de integração, as paredes vazadas com porcelanato criam a sensação de continuidade e oferecem um toque artístico.
4. PASTILHAS
Essas opções criam ambientes diferentes e estilosos, com muita personalidade. As pastilhas absorvem pouca água. Por isso, essa ideia para revestimento é uma saída interessante para áreas expostas, como banheiro, cozinha e ambiente da piscina.
A depender do modelo utilizado, é possível criar uma atmosfera aconchegante e bonita. Se quiser algo mais chamativo, as pastilhas podem ser usadas em uma parede toda. Caso queira criar um detalhe, os mosaicos são alternativas válidas.
De qualquer forma, há versatilidade e potencial de diversificação, já que existem várias cores e materiais. O cuidado é com o custo, que tende a ser mais elevado na reforma. Por outro lado, é possível argumentar que as peças são duráveis e não exigem manutenção anual.
5. MADEIRA
Quer um local mais rústico? A madeira sempre é a opção mais adequada parar criar esse efeito. Elas ainda deixam o ambiente mais sóbrio e elegante, que combina com o mobiliário em tons claros.
Para diminuir esse efeito, você pode usar móveis coloridos e inserir uma iluminação na madeira. Assim, consegue um estilo diferenciado. Outra possibilidade é a parede perfurada, inclusive com lâmpadas em forma de globos brancos. Nesse caso, você monta um cômodo elegante e moderno.
Ainda existem os porcelanatos que imitam madeira. Eles têm um efeito real e são boas alternativas para evitar problemas comuns que podem surgir, como nos ambientes úmidos, nos quais o revestimento mais natural é pouco indicado.
O porcelanato que imita madeira também é bastante real. Consegue, inclusive, imprimir os veios e a rusticidade das tábuas. Por isso, torna-se uma alternativa viável para ambientes que requerem mais praticidade, como a cozinha.
6. AZULEJOS
Servem para revestir cozinhas, banheiros e áreas externas. Aceitam bem a umidade e são duráveis e resistentes. Mais que isso, têm diferentes desenhos, cores e formatos. É a opção ideal para criar um estilo retrô.
O maior problema é a instalação, que precisa ser feita por um profissional capacitado. A vantagem é a possibilidade de substituição ou a colocação de um adesivo por cima, o que muda todo o ambiente.
7. TECIDO
A principal vantagem do tecido é sua versatilidade. Ele pode ser aplicado até em paredes de gesso e tem uma instalação simples — basta usar tesoura, régua, cola branca e estilete. As possibilidades também são inúmeras, já que há várias opções de cores e formatos.
O cuidado é com a procura por tecidos que tenham a altura da parede. Isso ajuda a fazer uma instalação adequada. Uma dica é usar os de algodão, que são mais fáceis de aplicar e criam um efeito bonito.
Os tecidos de tapeçaria são mais resistentes, duráveis e versáteis. Os de tricoline são leves e costumam ser os mais utilizados para paredes. Por sua vez, os de piquet são macios.
Para colocar esse revestimento, não é preciso fazer um grande investimento, já que o custo é baixo. Ele também pode ser combinado a outras opções, como a tinta e o papel de parede.
Com todas essas ideias de revestimento, fica mais fácil alcançar o efeito desejado. Lembre-se de que é preciso considerar os elementos visuais e estéticos, o material, a resistência dos materiais e o uso dos acabamentos. Então, que tal criar seus projetos a apresentá-los aos clientes?
Agora que você já sabe por onde começar, que tal mostrar essas sugestões para outras pessoas? É só compartilhar este texto nas suas redes sociais.