quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Revestimentos para te ajudar na hora da escolha




Em um projeto de design de interiores, os detalhes fazem a diferença. Ter ideias de revestimento é uma forma de dar uma nova personalidade ao ambiente e evitar que as paredes pareçam vazias e sem sentido.

Essa alternativa pode ser utilizada em qualquer ambiente. O importante é satisfazer o cliente e criar um espaço diferenciado. Para alcançar esse propósito, é preciso conhecer as opções e as características de cada cômodo.

Para ajudar nessa decisão, apresentamos neste post 7 ideias para revestir as paredes. Que tal conferir as possibilidades?

1. PAPEL DE PAREDE

Clássico, o papel de parede é uma boa pedida. É mais indicado para ambientes de baixa ou nenhuma umidade. Caso contrário, pode descolar e apresentar mofo na superfície. De toda forma, é atemporal. Por isso, pode ser usado em vários cômodos.

A vantagem é ter a possibilidade de incluir estampas, listras, padronagens específicas etc. É uma forma de revitalizar o ambiente sem gastar muito, porque é mais barato que a maioria das alternativas. Sua aplicação também é facilitada. Para criar um ambiente elegante, por exemplo, basta usar um modelo clássico e que combine com a cor dos móveis.

Por outro lado, por ser mais frágil, sua utilização é recomendada em áreas internas. Afinal, nas externas, o papel de parede está sujeito a ventos, chuva, poeira e sujeira.

2. MASSA TEXTURIZADA

Aquela parede mais feia ou detonada pode ter uma nova cara com a massa texturizada. Esse é um tipo de revestimento passado direto na parede, ou seja, sem pintura ou reboco. Por não exigir preparação prévia, é possível colocar a cor desejada depois de ter o desenho pronto.

A tonalidade original da massa é branco e pode ser mantida dessa forma. Há várias possibilidades de desenhos. Alguns deles são:
ondas: criam um visual delicado e leve;
folhas: trazem elegância ao ambiente;
sem formato específico: oferecem volume e aparência rústica;
colmeia: deixa o cômodo diferente e moderno.

3. PORCELANATO

É uma ideia diferente, mas já bastante utilizada. O porcelanato na parede pode ser aplicado em diferentes ambientes, inclusive em áreas externas. Uma de suas principais vantagens é colocar estampas que reproduzem a aparência de outros materiais. Além disso, é resistente, durável e fácil de ser limpo.

Em banheiros e cozinhas, o porcelanato é mais comum. Caso queira colocá-lo no quarto ou na sala, o ideal é criar uma sensação de aconchego. Uma alternativa é usar essa ideia de revestimento na parede onde fica a cabeceira da cama. Assim, é possível trabalhar texturas e detalhes.

Outra possibilidade é revestir o painel da TV ou criar um ambiente diferenciado na lareira. Se quiser criar um efeito de integração, as paredes vazadas com porcelanato criam a sensação de continuidade e oferecem um toque artístico.

4. PASTILHAS

Essas opções criam ambientes diferentes e estilosos, com muita personalidade. As pastilhas absorvem pouca água. Por isso, essa ideia para revestimento é uma saída interessante para áreas expostas, como banheiro, cozinha e ambiente da piscina.

A depender do modelo utilizado, é possível criar uma atmosfera aconchegante e bonita. Se quiser algo mais chamativo, as pastilhas podem ser usadas em uma parede toda. Caso queira criar um detalhe, os mosaicos são alternativas válidas.

De qualquer forma, há versatilidade e potencial de diversificação, já que existem várias cores e materiais. O cuidado é com o custo, que tende a ser mais elevado na reforma. Por outro lado, é possível argumentar que as peças são duráveis e não exigem manutenção anual.

5. MADEIRA

Quer um local mais rústico? A madeira sempre é a opção mais adequada parar criar esse efeito. Elas ainda deixam o ambiente mais sóbrio e elegante, que combina com o mobiliário em tons claros.

Para diminuir esse efeito, você pode usar móveis coloridos e inserir uma iluminação na madeira. Assim, consegue um estilo diferenciado. Outra possibilidade é a parede perfurada, inclusive com lâmpadas em forma de globos brancos. Nesse caso, você monta um cômodo elegante e moderno.

Ainda existem os porcelanatos que imitam madeira. Eles têm um efeito real e são boas alternativas para evitar problemas comuns que podem surgir, como nos ambientes úmidos, nos quais o revestimento mais natural é pouco indicado.

O porcelanato que imita madeira também é bastante real. Consegue, inclusive, imprimir os veios e a rusticidade das tábuas. Por isso, torna-se uma alternativa viável para ambientes que requerem mais praticidade, como a cozinha.

6. AZULEJOS

Servem para revestir cozinhas, banheiros e áreas externas. Aceitam bem a umidade e são duráveis e resistentes. Mais que isso, têm diferentes desenhos, cores e formatos. É a opção ideal para criar um estilo retrô.

O maior problema é a instalação, que precisa ser feita por um profissional capacitado. A vantagem é a possibilidade de substituição ou a colocação de um adesivo por cima, o que muda todo o ambiente.

7. TECIDO

A principal vantagem do tecido é sua versatilidade. Ele pode ser aplicado até em paredes de gesso e tem uma instalação simples — basta usar tesoura, régua, cola branca e estilete. As possibilidades também são inúmeras, já que há várias opções de cores e formatos.

O cuidado é com a procura por tecidos que tenham a altura da parede. Isso ajuda a fazer uma instalação adequada. Uma dica é usar os de algodão, que são mais fáceis de aplicar e criam um efeito bonito.

Os tecidos de tapeçaria são mais resistentes, duráveis e versáteis. Os de tricoline são leves e costumam ser os mais utilizados para paredes. Por sua vez, os de piquet são macios.

Para colocar esse revestimento, não é preciso fazer um grande investimento, já que o custo é baixo. Ele também pode ser combinado a outras opções, como a tinta e o papel de parede.

Com todas essas ideias de revestimento, fica mais fácil alcançar o efeito desejado. Lembre-se de que é preciso considerar os elementos visuais e estéticos, o material, a resistência dos materiais e o uso dos acabamentos. Então, que tal criar seus projetos a apresentá-los aos clientes?

Agora que você já sabe por onde começar, que tal mostrar essas sugestões para outras pessoas? É só compartilhar este texto nas suas redes sociais.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Inspiração com área externa com iluminação

Transforme seu jardim durante a noite com várias formas de iluminação. Inspire-se com diversas imagens de áreas externas iluminadas e cheias de encanto:

1. Realce plantas e texturas com a iluminação de jardim

2. A luz transforma o cenário do jardim durante a noite

3. Crie um clima aconchegante com a iluminação

4. Encante com maravilhosos cordões de luz

5. Balizadores de piso para iluminar e indicar os caminhos

6. Ilumine canteiros e árvores para criar destaques

7. Arandelas produzem um efeito especial na iluminação do jardim

8. Valorize cores e texturas de plantas com a iluminação

9. Mais charme para a sua casa com a iluminação de jardim

10. A composição de luzes deve integrar estética e segurança

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Iluminação de jardim

A iluminação de jardim permite que os espaços externos sejam funcionais também durante a noite, além de embelezar o espaço e proporcionar mais segurança. As luzes dão um toque todo especial e transformam o paisagismo, com a produção de um visual diferente do período diurno.

Com a aplicação de luzes, é possível usufruir do seu jardim à noite com festas, jantares e atividades de lazer, assim como dar destaque para árvores, arbustos e caminhos. Para isso, confira como dar vida e adicionar encanto ao seu jardim quando escurece, com uma lista de tipos de iluminação para ambientes externos e várias fotos de jardins iluminados para você se inspirar:

Tipos de iluminação para jardim

Os equipamentos de iluminação devem ser indicados para utilização em áreas externas e conviver de forma harmoniosa com o paisagismo, por isso, conheça tipos de iluminação para jardim para você utilizar no seu:

Postes

São colunas médias ou altas que fornecem iluminação. Ideais para iluminar de forma geral, difundindo luz pelo espaço. Existem diversos modelos que se destacam no jardim com suas formas e estilos. Alguns são sustentáveis e econômicos com a utilização de energia solar. Podem ser de ferro, alumínio ou metal.

Cordões de luz

São acessórios estilosos em que as luzes ficam penduradas. Podem ser dispostos de variadas maneiras, pendurados em árvores, pergolados ou colunas no jardim. Criam um efeito incrível na decoração e iluminação geral de ambientes externos. Diversos tipos de lâmpadas podem ser utilizados, como coloridas ou brancas.

Balizadores

São indicados para iluminar e marcar caminhos, degraus e escadas. Com um facho de luz direcionado para baixo, adicionam segurança, visibilidade e beleza para a circulação no jardim. Podem ser de piso, de parede ou pequenos bastões. Sua utilização é perfeita para criar harmonia nos níveis de iluminação e proporcionar uma visão clara dos trajetos.

Luminárias espetos

Existem diversos estilos de luminárias espetos, algumas com facho direcionado. São ótimas para serem utilizados como iluminação decorativa para destacar plantas em áreas de jardim com forrações, pedriscos ou solo aparente. Apresentam como vantagem a praticidade na instalação com um sistema de fixação no solo tipo “espeto”, que entra facilmente na terra.

Refletores

Amplamente utilizados na iluminação decorativa de jardins, são indicados para iluminar um ponto específico, pois emitem uma luz forte e focada. Normalmente são instalados no chão, com a luz partindo de baixo para cima em direção a um ponto. Ideais para destacar objetos como estátuas, vasos, arbustos e árvores.

Embutidos de solo

São instalados em pequenos buracos no jardim, por isso requerem um maior planejamento para sua instalação. Possuem características resistentes, com vida útil elevada. Iluminam de baixo para cima e são indicados para realçar detalhes arquitetônicos, como texturas e revestimentos. Também podem iluminar corredores e passagens pelo jardim.

Arandelas

São luminárias fixadas exclusivamente na parede e são bastante práticas para serem utilizadas em áreas externas e jardins. Fornecem uma iluminação vertical indireta e suave. Indicadas para iluminar passagens, varandas, muros e paredes ao redor da casa.

Luminárias de chão

São adequadas para iluminar o jardim de forma geral. Distribuídas pela extensão do espaço, deixam todo o ambiente claro. Com seu tamanho pequeno, podem ser facilmente dispostas pelo chão e canteiros, colocadas sobre o gramado, terra ou piso.

Luminárias subaquáticas

São feitas com materiais apropriados para serem instaladas dentro de piscinas, fontes e espelhos d’água no jardim. Além de auxiliarem na iluminação do ambiente, também criam destaque para a água com um visual impactante.

Lanternas

Além de iluminar o ambiente, também servem como peças decorativas no jardim. Podem ser dispostas com facilidade pela área externa tanto pelo chão, como penduradas em árvores ou pergolados, já que dispensam fiações elétricas. Possuem variados estilos e dão um toque acolhedor ao jardim. São ótimas para decorar festas e receber os amigos ao ar livre na sua casa.

Os diferentes tipos de iluminação de jardim permitem a criação de variados efeitos luminosos e são perfeitos para deixar o seu jardim ainda mais bonito, elegante e encantador.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Inspiração para montar sua mesa

Agora que você já sabe quais são os itens essenciais para a mesa posta e a forma correta de montar a mesa para cada refeição, confira diversas ideias para você se inspirar e montar a sua.











Fonte: https://www.tuacasa.com.br/