quarta-feira, 29 de maio de 2019

Camas com dossel, inspire-se

O modelo da cama dossel surgiu nas monarquias, quando em um único cômodo viviam várias pessoas. A estrutura foi pensada para garantir privacidade diante da antiga forma de divisão de espaços em uma casa ou castelo. Apesar de ter perdido a sua necessidade com o passar dos anos e a evolução da divisão de cômodos dentro de um lar, a estrutura dossel volta com tudo para a decoração de interiores, revisitada. As linhas minimalistas, as possibilidades de materiais e as funcionalidades a tornam uma peça bem impactante no quarto. Abaixo, inspire-se com 10 modelos incríveis:

Com cortina
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
Assinado pelo escritório The Loft, este quarto mistura rústico e contemporâneo na decoração. O piso de madeira, o baú desgastado e a mesa lateral de metal ganham companhia da cama com dossel, que traz certo ar romântico ao ambiente, principalmente quando recoberta com tecido. E o toque contemporâneo fica por conta das linhas retas de algumas peças. Aconchego não falta apesar da paleta de cores claras e neutras.


Iluminada
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
Tudo neste quarto remete a uma gostosa sensação de acolhimento: tapetes no pé e na lateral da cama, paleta suave, móveis de madeira e luzinhas. Essas últimas são o grande destaque do décor. O dossel foi usado como apoio para uma espécie de varal com as lâmpadas, que lembram um céu estrelado sobre a cama. Mais dois elementos enchem de estilo a decoração: a mesinha lateral com tela de palhinha e o espelho redondo na cabeceira, ambos dando um toque vintage ao visual.

Infantil
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
Este quarto infantil em tons de azul e amarelo mostra como inovar nas combinações, sem perder o ar da infância. A brincadeira que parece um conto de fadas começa com o dossel em formato de cabaninha, que protege a cabeceira da cama montessoriana. Os objetos feitos de vime, a mesa lateral feita com tronco de madeira e o puff quadrado são atemporais - elementos que podem ser mantidos após o crescimento da criança. Os estofados apresentam um jogo de texturas interessante, com veludo, pelúcia, algodão e camurça nas cores predominantes do cômodo. O papel de parede, o cacto e os animais reforçam essa estética de floresta encantada.

Geométrica
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
As padronagens geométricas, geralmente utilizadas em espaços minimalistas, contemporâneos e com perfume escandinavo, ganham outro espírito ao serem confrontadas com o estilo rústico. Neste quarto parisiense, criado pelo designer de interiores Hubert Zandberg, o mix resulta em uma decoração inusitada. O cômodo, que tem paredes brancas e estrutura de madeira aparente no teto, usa linhas retas e texturas naturais como base. Tudo começa com a cama: o poderoso dossel exibe madeira escura e uma pintura abstrata em sua parte superior. O tapete forma, pelo chão, um mosaico de polígonos com estampas diferentes. O ecletismo continua presente em todos os objetos decorativos. Para completar, Zandberg elegeu uma paleta de cores certeira. A supremacia monocromática ganha força ao abrir espaço para tons de verde.


Dos sonhos
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
É preciso permitir a poesia no dia a dia, e o quarto dos sonhos é uma ótima forma de começar. A cama impressiona pelo tom azul claro e pelo dossel, do qual caem pendentes de estrelas e folhagens - é praticamente impossível não acordar inspirado com essa vista! A parede foi mantida sem reforma, respeitando seu desgaste original, o que evitou uma atmosfera rebuscada.

Minimalista
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
Um quarto rústico com toque industrial. O chão de cimento batido, as luminárias e o dossel da cama, ambos de metal, têm ares sóbrios. Na cabeceira, na manta e no tapete, tecidos tramados levam graça para o ambiente. As tapeçarias bem selecionadas são o toque especial para quem não quer usar obras de arte. Ao deixar à vista a estrutura original do teto, o projeto presta uma reverência ao passado.


Tropical
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
Kate McIntyre e Brad Huntzinger, do Oly Studio, criaram um quarto com estampa de folhagens e móveis dourados nada convencional. As estampas tradicionais de folhagens e flores deram espaço para um print gigantesco de fundo branco que exibe pássaros em galhos verdes. O resultado é tropical, clean e contemporâneo ao mesmo tempo. Já para os móveis, o acabamento dourado preenche a estrutura dossel da cama de casal, que lembra bambu.

Rústica
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
Este quarto aconchegante, dentro de uma casa de 1853 reformada com decoração cool, mostra como usar objetos do passado e do presente para criar um ambiente inspirador. Os tijolinhos da parede são da estrutura original da casa, e foram revitalizados. A madeira presente no dossel da cama e no piso ganha companhia de tons similares para uma atmosfera quase monocromática. As poltronas arredondadas garantem o mood do espaço.

Moderna
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
Com estética marcante e funcionalidade ímpar, o dossel deste quarto é um verdadeiro evento. Isso porque a estrutura amarela destaca a cama em apartamento integrado, projetado pelo escritório Cartelle Design. Por ali, uma mesa de centro quadrada e uma ilustração de panda complementam a intervenção divertida. A janela de vidro faz a divisória com o banheiro, permitindo ventilação no ambiente. A parede de tijolinhos cinza contrasta perfeitamente com o teto de cimento aparente. Formas arredondadas implementam na geometria minimalista.

Romântico
Cama com dossel: 10 modelos para inspirar (Foto: Divulgação)
Ao olhar este quarto com cores calmas, é impossível não se sentir tentado a deitar e sonhar acordado. Franziska compartilha vários cantinhos de sua casa, entre eles este quarto que recebeu a cor verde pastel para a parede ao fundo, enquanto a cama traz uma releitura dos dosséis das camas de princesas medievais. As luminárias dão um toque vintage ao espaço, enquanto a obra Idah de Billy & Hells, exposta sobre a cama, complementa a paleta suave e doce do ambiente.

terça-feira, 21 de maio de 2019

Piso concreto aparente

Resistente, econômico e de fácil manutenção, o revestimento tem visual neutro e elegante, adaptável a diversos estilos de decoração

Apesar de apresentar variações na cor e na texturas, controladas de acordo com o desejo do projetista, o concreto aparente é neutro, podendo favorecer variados tipos de decoração. Confira aqui nossa seleção.


Mobiliado com liberdade criativa
 (Foto:  )
O loft onde vive e trabalha a família da stylist Carin Scheve em Nova York exibe uma mistura de móveis garimpados, peças assinadas e outras criadas pelos próprios moradores. O sofá com estrutura de madeira é de segunda mão, a luminária vermelha de Paola Navone e ao fundo, sala de refeições com mesas criadas por Carin.


Refúgio rústico
 (Foto:  )
Construída para ser o refúgio da família, a casa em Araras, na Serra Fluminense, de Nuno Franco e Alessandra Clark, do Estúdio Mameluca, mistura concreto, madeira e vidro à exuberante paisagem tropical. Todos os móveis foram projetados pelos moradores.

Seleção refinada
 (Foto:  )
Essa casa em São Paulo, projetada por Paulo Mendes da Rocha em 1969, além do piso, tem muitas paredes de concreto. As cadeiras são de Flavio de Carvalho e a obra na parede de Vik Muniz.

Contrastes divertidos
 (Foto:  )
As cores invadem todos os cômodos do apartamento dividido pelos amigos descolados Pil Marques e Daniel Zanardi. Na cozinha, a parede rosa contrasta com os azulejos pretos e luminárias verdes.

Elegância Modernista
 (Foto:  )
Esse apartamento em Belo Horizonte, localizado em edifício assinado pelo arquiteto Gustavo Penna, teve reforma realizada pelo escritório Play Arquitetura, com referências modernistas, no uso de materiais, formas e mobiliário. No hall do lavabo, gaveteiro da Alva Design.

Inspiração artesanal
 (Foto:  )
Projetada por Tadao Ando na costa de Oaxaca, sul do México, a Casa Wabi oferece residências temporárias para artistas, escritores, músicos e cineastas do México e do mundo, colocando como condição que os ocupantes realizem projetos capazes de envolver e beneficiar de alguma maneira as comunidades do lugar. Todos os materiais foram extraídos dos arredores, incluindo o famoso "concreto de seda" de Tadao Ando. O arquiteto japonês se inspirou nas palapas, típicas construções mexicanas com cobertura de folhas secas de palmeira.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Décor industrial para um apartamento de 47m²

Exclusive for Duplex 212 by Alex Rosa.

Repare como os spots cênicos da Trust Iluminação pontuam o décor. A madeira da mesa de centro e do rack, ambos da Tok Stok, dão calor ao ambiente.

Um “quadrado branco sem paredes” de 47 m² não é muito convidativo, é fato. Mas, neste caso, transformou-se em uma residência criativa, moderna e funcional pelas mãos Amanda Leite e Carolina Bueno, do escritório Duplex 212, que assinam o projeto deste apê na Bela Vista.

Localizado no Edifício Brasil, o empreendimento tem arquitetura bem atual, característica que o proprietário desejava aproveitar. O estilo dos lofts nova-iorquinos, portanto, foi a solução perfeita para conceituar o projeto. Os spots cênicos aparentes, iluminando quadros que remetem ao cinema, exploram esse conceito; já o rack e a mesa de centro de madeira acentuam o clima despojado.

“Adotamos um visual jovem e industrial com toques de cor, trazendo a atmosfera externa para o interior”.
Amanda Leite e Carolina Bueno, arquiteta e designer de interiores do escritório Duplex 212

Exclusive for Duplex 212 by Alex Rosa.
A base cinza valoriza os detalhes, como os quadros cinematográficos da Urban Arts.

Exclusive for Duplex 212 by Alex Rosa.
Novamente o cinza se faz presente, aqui no armário da cozinha, da Artmobile Marcenaria, e na mesa, 
da Oppa Design. O visual urbano combina com a vista da cidade e se contrapõe ao verde das paredes.

No quarto, o projeto de marcenaria se destaca por conta dos cortes transversais nos armários, e as portas de vidro integram o ambiente, porém as cortinas podem trazer a privacidade quando necessário. “O inusitado é divertido. Em nossos projetos sempre procuramos o diferente”, explicam as profissionais. Os spots cênicos aparentes também marcam presença neste ambiente. “Queríamos criar uma integração de ambientes replicando os mesmos elementos nos diferentes espaços”, contam.

A varanda é o espaço onde o conceito do Edifício Brasil se integra intensamente com o interior. A fachada do prédio é pintada de uma cor diferente em cada andar, e o verde nas paredes da varanda é justamente o tom escolhido para o andar deste apartamento. “A solução foi compor outras cores, tanto nos objetos, como no mobiliário e revestimentos, para assim conseguirmos ter um ambiente neutro e ao mesmo tempo nada óbvio”, explicam. A escala de cinza, presente em todo o projeto, é o elemento neutro que torna os ambientes acolhedores e vibrantes ao mesmo tempo, pois deixa as demais cores brilharem.

Exclusive for Duplex 212 by Alex Rosa.
Veja como o porcelanato da Decortiles no piso dos dois cômodos dá mais amplitude ao apê.

Exclusive for Duplex 212 by Alex Rosa.
Quarto e sala são integrados, porém a porta vidro e a cortina podem isolar os ambientes quando necessário.

A criatividade marca presença no banheiro, com o contraste do branco e do preto refletido até mesmo no quadro na parede. O revestimento claro equilibra o tom cinza das pastilhas cerâmicas no box, e o spot cênico dialoga com a peça para acomodar toalhas e roupas. Eis o ar industrial aqui também, dando unidade visual ao apê.

Exclusive for Duplex 212 by Alex Rosa.
As paredes brancas pintadas com tinta Suvinil contrastam com o tom escuro das pastilhas Decortiles aplicadas no boxe. A peça para acomodar roupas, da Marché Art de Vie, tem design industrial, estilo presente em todo o projeto.

Exclusive for Duplex 212 by Alex Rosa.
Do Edifício Brasil se tem uma bela vista da cidade de São Paulo. 
O visual complementa a estética do projeto com visual urbano e cosmopolita.

Fonte: https://www.revistadecorar.com.br/

terça-feira, 7 de maio de 2019

9 Ideias de Escadas Pré-moldadas


Toda edificação com dois ou mais pisos necessita de escadas de acesso entre um piso e outro. O que muita gente não sabe é que na hora de fazer as escadas, não necessariamente elas precisam ser construídas pelos pedreiros, na mesma alvenaria da construção. É muito comum apostar em modelos de escada pré-moldada, também chamada de escada pré-fabricada.
Essas escadas podem ser feitas de concreto, de madeira ou de ferro e oferecem um bom custo benefício quando uma empresa especializada experiente é contratada para o serviço. Conheça agora quais são os principais modelos de escadas pré-moldadas e as vantagens de escolher essa opção para sua obra de construção ou reforma.

Principais modelos de escadas-pré-moldadas

Na hora de desenhar as escadas internas ou externas que vão permitir o acesso entre os pisos de uma edificação, o arquiteto de interiores precisa levar em consideração fatores importantes. Ele vai pensar no desenho com base no espaço disponível para a instalação da escada, também se há vigas ou paredes para a sustentação dos degraus e quais são as necessidades dos usuários, garantindo segurança e praticidade no dia a dia. Assim, há modelos de escadas pré-moldadas para todos os gostos, sendo os mais comuns:

Escada caracol

Esse é um dos modelos mais conhecidos de escadas pré-moldadas que pode ser feito de vários materiais, como madeira e ferro, somente ferro ou mesmo de concreto. Também é conhecida por escada helicoidal. Esse modelo é mais utilizado em pequenos cômodos, pois é o que ocupa menos espaço para ser estruturado.   

Escada semi-caracol

Nem sempre é necessário fazer uma escada em caracol mais fechado. Se houver um pouco mais de espaço para a instalação, pode fazer uma escada semi-caracol que é a mistura entre o modelo reto e o caracol, com uma curva mais aberta. Esse tipo de escada pré-moldada permite um design mais arrojado. 

Escada em U

A escada em U tem esse nome por causa do seu formato que começa e termina na mesma direção, fazendo uma curva no meio do trajeto, normalmente com um patamar para descanso. É o modelo usado em prédios. Esse tipo de escada pré-moldada pode ser fixado em uma viga central ou na parede, oferecendo uma variedade de tamanhos de degraus, conforme a necessidade e o estilo do projeto. 

Escada em L

O modelo de escada pré-moldada em L é composto por duas sequências retas de degraus com uma curva ou patamar para descanso que pode ser central, no começo ou no fim da escada. Mas diferente do modelo em U, ela começa em uma direção e termina em outra. A parede é usada para fixação dos degraus, então é uma vantagem para ganhar mais espaço de circulação no ambiente.  

Escada pré-moldada reta

Esse é o mais comum modelo de escada pré-moldada, usado para oferecer mais agilidade para subir e descer. Pode ser usado em locais de grande circulação de pessoas e os modelos de desenho são bem variados, geralmente respeitando a medida de até 1 metro de largura por degrau. Para que seja necessária uma estrutura mais simples, os degraus podem ser chumbados em uma parede. Se for uma escada central, sem apoio em paredes, então é necessária uma estrutura extra para garantir a resistência da escada. 

Casas  por Casas inHAUS

Modelos diferenciados

Se o projeto for inovador, na intenção de criar uma atmosfera mais futurista, a escada pré-moldada pode ganhar um desenho exclusivo, conforme o pedido do cliente. Naturalmente, o custo é mais elevado, devido ao trabalho extra para a confecção de moldes novos. Os modelos de escadas modernas, como as flutuantes, são um exemplo dos mais pedidos em projetos de arquitetura contemporâneos. 

Vantagens das escadas pré-moldadas em concreto

Por serem feitas de concreto, muitas pessoas pensam que esses modelos de escadas pré-moldadas são feitos na própria obra, mas não necessariamente. Os degraus são produzidos em uma fábrica e depois levados para o local da obra para serem montados com suas devidas peças de sustentação. A instalação é feitas pelos profissionais da fábrica.
Na hora de desenhar o projeto, o arquiteto faz a escada com as medidas exatas que deverá ter e, se necessário, conversa com o fabricante para ter certeza de que ele poderá produzir o modelo desenhado com todos os detalhes.
Outra vantagem é que as escadas pré-moldadas em concreto são mais práticas, leves e rápidas de instalar, quando o serviço é feito por profissionais especializados. Então, ganha-se mais tempo na obra e economia com a mão de obra, além da garantia de qualidade, pois não há risco de erro de cálculo na quantidade de materiais e os degraus são testados na fábrica antes da instalação.
Se for necessária alguma manutenção, também é mais simples, já que os blocos dos degraus costumam ser padronizados, com design estável, sendo possível realizar ajustes de forma independente, sem mexer no restante da estrutura. Ainda assim, a manutenção desse tipo de escada é menor, já que não apresenta a mesma quantidade de rachaduras e fendas comuns das escadas de concreto que não são pré-moldadas.
O que precisa ter em mente na hora de optar por escadas pré-moldadas em concreto é que, assim como acontece em uma construção de alvenaria, o cimento necessita de um período de cura, que pode ser de até 1 mês. Então, a menos que a fábrica já tenha os modelos prontos que sejam condizentes com a escada do seu projeto, pode demorar esse tempo desde que é feito o pedido até a instalação da escada na obra.

Escadas pré-moldadas em madeira ou ferro

Além das escadas pré-moldadas em concreto, há também as opções em madeira e ferro. Elas podem ser combinadas com outros materiais como vidro, alumínio, aço e inox para oferecer uma estética mais atraente e conferir um visual mais sofisticado ao ambiente.
Na hora de optar por uma escada em um desses materiais, o arquiteto ou projetista deverá levar em consideração a qualidade da madeira escolhida, que deve ser altamente resistente e estar dentro do orçamento do cliente, pois quanto mais nobre, mais cara.
Também deverá ter os demais cuidados com o modelo escolhido, assim como feito com a escada de concreto, visando as medidas do espaço a ser utilizado para instalação, bem como as necessidades dos usuários.
Tanto as escadas pré-moldadas em madeira quanto em ferro podem ser feitas nos modelos já mencionados, desde que o espaço atenda às necessidades estruturais para instalação. Mas essa preocupação fica por conta do arquiteto ou do projetista.
Uma vantagem desses modelos para as escadas de concreto pré-moldadas é que não há necessidade de esperar a cura do material. Logo, elas podem ser instaladas e utilizadas mais rapidamente.
A desvantagem em relação ao concreto é que o ferro não é recomendado para escadas externas e a madeira até pode ser usada, mas precisa de tratamento especial. Já o concreto não tem essa restrição.
Agora que conhece as principais características de cada modelo de escada pré-moldada, só falta contratar um arquiteto ou projetista para analisar o espaço em que deseja incluir uma escada e fazer um orçamento. Os preços variam muito, seja de acordo com o material utilizado ou pelo modelo escolhido, com mais ou menos detalhes. Então, não há como prever um preço sem que seja feito um estudo do local e das necessidades que o projeto vai demandar. 

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Tijolinhos uma ótima opção nas paredes do quarto

Maciços, em plaquetas ou até a estampa de papel de parede garantem o visual aos ambientes de descanso


Neste projeto, a arquiteta Andrea Mu optou por descascar o reboco e usar uma camada de selador foscoCaroline Bicocchi / Divulgação

Quer investir em um ponto de atração para o quarto sem mexer na estrutura do mobiliário?


Já neste, a versão fake de um papel de parede foi a proposta. O produto é da Tok&StokMarcelo Donadussi / Divulgação

A parede de tijolinhos é uma linda e versátil opção, podendo tirar proveito da estrutura do imóvel (os que contam com tijolos maciços) ou investir em propostas falsas, como plaquetas e até mesmo papéis de parede.

Nas duas ideias acima, a arquiteta Andrea Mu viu-se em meio a situações diferentes, mas garantiu o mesmo resultado, entre o contemporâneo e o rústico. Na versão com tijolos maciços, porém, precisou de um cuidado extra na execução.

– Instalamos o split o mais perto da parede da janela possível, pois sem reboco não daria para esconder a tubulação. Assim, os dutos logo entram na parede ainda rebocada da janela, e a parte da linha que fica exposta é coberta pela cortina.


Os tijolos deixados à vista no dormitório projetado pelo arquiteto Gustavo Hadler receberam uma resina com brilho "para enaltecer a cor do concreto" e evitar o acúmulo de poeira Carlos Edler / Divulgação


As tijoletas da marca Pasinato são o fundo da cabeceira que contou ainda com mesinhas de ferro. A criação é da arquiteta Estela Andreazza Vanessa Bohn / Divulgação