segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Seu apartamento é pequeno, valorize os ambientes com a iluminação correta.

Listamos algumas ideias essenciais para quem quer se aventurar na iluminação de espaços enxutos

Investir em um projeto luminotécnico eficiente é fundamental para garantir um baixo gasto energético e o conforto visual dentro de casa. A luz adequada proporciona ambientes aconchegantes, destaca a decoração e até amplia os espaços. A seguir, listamos algumas ideias essenciais para quem quer se aventurar na iluminação de espaços enxutos.


1. Cozinha e lavanderia com luz branca
A luz branca pode ser usada na cozinha, já que ela remete a ambientes de trabalho. Como é ali que se preparam os alimentos,  é necessário ter mais luminosidade e a luz branca - fluorescente ou LED - acaba sendo a melhor opção, já que é a que mais se assemelha à luz do dia. A mesma regra vale para áreas de serviço.


2. Banheiros residenciais com atmosfera aconchegante
Apesar de a luz branca ser usada em banheiros públicos ou vestiários grandes, nos banheiros residenciais (e pequenos) é mais confortável optar por tons amarelados. Como o espaço prima pelo bem estar, estes tons quentes garantem conforto visual. Além disso, se o ambiente for usado para fazer a maquiagem, por exemplo, é ideal que a iluminação, com tons quentes, proporcione a melhor visualização do tom de pele.


3. Quartos com clima intimista
Os dormitórios também pedem tons quentes, mais confortáveis ao olhar. Além disso, para garantir um clima intimista, estes ambientes precisam de uma intensidade de luz menor. É aconselhável também investir em iluminação indireta, em que o foco de luz é direcionado para o teto ou parede, evitando o ofuscamento. Portanto, aposte em abajures ou luminárias de leitura. Mas lembre-se: fique longe de dispositivos que emitem luz azul de ondas curtas (como celulares e tablets) antes de dormir para garantir o sono - já que o tom inibe a produção de hormônio melatonina.


4. Dimerize a sala de estar
A sala de estar precisa de um clima aconchegante, por isso o adequado é o uso de LED com tons amarelos. “Mas não é só o tom que traz uma atmosfera mais satisfatória, o nível de luz também”, explica Antonio Carlos Mingrone, titular do escritório especializado em luminotécnica Mingrone Iluminação. O ideal, portanto, é usar um dimmer - um acessório que permite diferentes regulagens das lâmpadas (que devem ser compradas com essa finalidade). Há peças que podem ser acopladas ao interruptor e que permitem criar um sistema de dimerização simples criando diferentes cenários de iluminação e garantindo a economia de luz, já que ao diminuir a intensidade da lâmpada gasta-se menos energia elétrica.


5. Use trilhos de iluminação
Um das soluções para quem não tem forro de gesso é o uso do trilho de iluminação. Além de criar um ambiente descolado e jovem, a luminária é versátil por conseguir direcionar o foco de luz para onde for necessário.


6. Cantinho de leitura, mesmo sem espaço
Em salas pequenas, pode não existir muito espaço para a criação de um canto de leitura ou para uma luminária de piso. A sugestão é o uso de pendentes com lâmpada em filamento de carbono que podem ser usados no lugar do abajur.  Os pins podem ser fixados nas paredes ou no teto. “O uso da luminária pendente facilita por ser ligada na tomada e cada cliente pode fazer um desenho diferente na parede”, explica Nicole Gomes, CEO da Labluz.


7. Aposte nos pendentes para refeições
Apartamentos pequenos podem não ter muito espaço na sala de jantar, mas há sempre um ambiente para uma mesa de refeições. Invista, portanto, em luminárias pendentes. Mas não se esqueça: o ideal é usar lâmpadas de LED, já que ele não dissipa calor, ou seja, não aquece os alimentos. “Transforme esse lustre no destaque do ambiente e aproveite para caprichar numa luminária de design para que a mesa se torne a protagonista da sala”, afirma a arquiteta Cris Paola. “Outra coisa legal para pensar é em iluminação sobre um aparador que poderá funcionar muito bem quando o jantar for de serviço americano”, opina a arquiteta.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Valorize a estante na sua casa com a decoração certa




Os móveis de maior extensão no ambiente têm vocação natural para chamar a atenção. Em vez de lutar contra essa realidade, prefira tirar proveito do potencial da peça. Um exemplo são as estantes. Quem não quer gastar com uma nova ou gosta muito da que tem em casa pode caprichar na decoração das prateleiras e dos nichos. Também vale a pena pensar em uma iluminação com cordas de LED, entre outras propostas de simples execução.

Estantes com fundo vazado ganham nova identidade quando você pinta a parede ou investe em um papel decorativo. Apostar em materiais contemporâneos como o ferro, que vai além das estruturas fininhas que acompanham o estilo industrial, também pode surpreender. Veja as soluções que profissionais criaram para ambientes de estilos bem diferentes.

Na foto acima, o romântico e delicado trabalho de Flavia Bastiani é um ótimo exemplo para quem quer reciclar uma estante com fundo vazado. E ainda fica ótima quando estendida com o uso de prateleiras ao lado.

Com chapas metálicas dobradas, o escritório Barra Arquitetos apostou em uma divisória vazada, que faz um charmoso suporte para a cozinha.


Foto: Divulgação.

O projeto do escritório E01 Arquitetos atende ao pedido do cliente por um apartamento funcional. “Buscamos que o mobiliário tivesse, além do aspecto prático, também uma função plástica”, explica a arquiteta Ana Castagna, destacando que as cruzetas também ficam lindas sem os livros, 100% decorativas.


Foto: Divulgação.
Fonte: http://revistadonna.clicrbs.com.br

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Dicas de como usar poltronas decorativas



Veja dicas incríveis para usar poltronas decorativas. Muitas fotos para você se inspirar de décor com poltronas decorativas.

As poltronas decorativas estão com tudo no décor, ajudando a incrementar e destacar a decoração das salas de estar, dos quartos e do home office.

Além de promoverem maior conforto, as poltronas decorativas ainda ajudam a deixar o ambiente mais sociável, aumentar a disposição dos lugares para as visitas e destacar o estilo decorativo do espaço.

Por isso, na hora de escolher a melhor poltrona decorativa para o seu cômodo é preciso prestar atenção a alguns detalhes, como considerar o espaço disponível, os móveis já usados no ambiente e também o conforto.

Se você está em busca de uma poltrona ideal para a sua sala, quarto, home office ou outro ambiente, veja as dicas super bacanas que separamos.
Poltronas decorativas: itens a considerar na hora da escolha

Práticas, funcionais e coloridas, as poltronas decorativas são consideradas, atualmente, elementos fundamentais na hora de compor o décor, principalmente, da sala de estar. Porém, nem sempre é fácil encontrar o modelo ideal para o nosso ambiente. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser importantes na hora de começar a buscar pelas suas poltronas decorativas.

Tamanho:




Antes de optar por esse ou aquele modelo, é muito importante que você saiba o espaço disponível para as poltronas decorativas. Se você já possui a sua sala de estar montada, com outros móveis como sofá, rack, mesa de centro e etc, não se esqueça de medir o espaço onde ficará a poltrona antes de compra-la. Inclua nessa medida pelo menos 70 centímetro de circulação.

Além disso, as poltronas decorativas devem ser proporcionais aos demais móveis do ambiente, para que a decoração não fique estranha. De nada adianta dispor de um sofá muito pequeno e poltronas enormes que não combinam com o espaço da sala, por exemplo.

Se a sua sala de estar é pequena, não se preocupe, também é possível contar com poltronas decorativas. Nesse caso, opte por modelos menores e mais ‘enxutos’. As versões giratórias são ideais, pois são versáteis e ocupam menos espaço.

Para salas grandes ou pequenas, a dica de buscar manter espaço suficiente para a circulação é sempre válida. Se você adora poltronas decorativas, mas a sua sala é pequena, tente escolher por um sofá um pouco menor e por modelos de poltronas igualmente menores, capazes de favorecer a circulação. Evite ‘poluir’ a sua sala, com muitos móveis, como conjuntos de poltronas (as vezes é possível optar por apenas uma), sofás muito grandes, mesas de centro, mesas laterais e assim por diante.

Conforto:




Se, assim como a maioria das casas brasileiras, a sua sala de estar também é sala de TV, é importante que os estofados sejam confortáveis e favoreçam passar algumas horas sentado neles.

Por isso, da mesma forma que o sofá, é importante que as suas poltronas decorativas também sejam confortáveis. A densidade indicada, neste caso, varia de 23 a 28 g/cm³.

Mas, além disso, é importante que você considere o formato da poltrona, o tamanho do encosto, a localização dos braços, entre outros.

Estilo:




Existem poltronas decorativas de todos os estilos: vintage, retro, moderno, clássico, anos 50, entre outros. É importante que você saiba escolher qual o melhor estilo decorativo para o seu ambiente.

Lembre-se que, como sempre falamos aqui, não é preciso que todos os móveis do ambiente sigam o mesmo estilo. A decoração moderna permite que façamos combinações e contrastes com estilos e épocas completamente diferentes.

Porém, é sempre necessário buscar dar alguma unidade à sua decoração. Para isso, vale a pena investir em objetos capazes de fazer essa junção, como tapetes, cortinas e almofadas, que, dependendo da cor e do estilo, podem ser fundamentais na hora do ‘arremate’.

Além disso, buscar pequenos ‘paralelos’ entre os móveis de estilos diferente também ajuda a dar essa sensação de unidade. Você pode usar poltronas decorativas com pé palito que sejam da mesma tonalidade da madeira usada em um detalhe do rack, ou ainda uma poltrona decorativa clássica que tenha relação com a moldura dos quadros de determinada parede e assim por diante.

Cores e estampas:




Assim como os estilos, brincar com as cores, estampas e texturas das suas poltronas decorativas é essencial para deixar a sua decoração mais charmosa e atrativa.

Você não precisa dispor de poltronas decorativas na mesma cor (ou tonalidade) do seu sofá, nem da mesma textura. O legal é usar as poltronas decorativas como ponto de contraste do ambiente.

Dessa forma, se a maior parte da sua decoração é neutra (em tons claros ou escuros), você poderá contar com poltronas decorativas coloridas que irão se destacar no ambiente. Para fazer a ‘junção’ do décor, use algumas almofadas com tons semelhantes às das poltronas, por exemplo. O contrário também é válido, caso a sua decoração seja muito colorida, use poltronas em tons neutros.

Você também poderá brincar com estampas e texturas. Nada impede que o seu sofá seja de tecido e as suas poltronas decorativas de couro, por exemplo.

Também é possível contar com um sofá colorido e poltronas decorativas igualmente coloridas. Esse tipo de decoração é chamada de ‘color block’ e está muito em alta. Só tome cuidado para escolher cores que sejam complementares e para fazer a mesma ideia de ‘junção’ de que tanto falamos aqui.
Poltronas decorativas: tipos, modelos e ideias

Como dissemos, existem inúmeras opções de modelos e tipos de poltronas decorativas que podem ser mais ou menos indicadas para o seu espaço. Separamos algumas sugestões que podem lhe ajudar a se inspirar na hora de modificar o décor da sua casa.

Poltronas gêmeas:




Duas poltronas decorativas do mesmo estilo e cor são bastante comuns na maioria das decorações. Elas ficam muito bem em salas quadradas, já que ajudam a ‘fechar’ o quadrado imaginário do ambiente e também em salas integradas, sendo ótimas para dividir o espaço da sala de estar e de jantar.

Além disso, as poltronas decorativas gêmeas também podem servir para substituírem um sofá. Se o seu espaço é pequeno, ao invés de usar um sofá de dois lugares – que poderá ocupar mais espaço-, você poderá usar as poltronas gêmeas no lugar. Os modelos giratórios são igualmente confortáveis, oferecem local para sentar-se e ainda são mais leves, deixando o ambiente com uma sensação maior de amplitude.

Poltronas monocromáticas:




Aqui a ideia é buscar pelo contraste de tons. Se a sua sala de estar é toda neutra, com paredes brancas e tons claros, uma ideia muito bacana é apostar em duas poltronas decorativas de tons escuro, como por exemplo as poltronas pretas.

Esse contraste entre claro e escuro ajuda a quebrar a monotonia do ambiente. Além disso, o clássico preto e branco está muito em voga e ajuda a deixar qualquer ambiente moderno e requintado.

Claro que esse contraste pode ser feito com qualquer tonalidade de parede e móveis x poltronas decorativas. Somente busque usar cores complementares e que possuam alguma relação entre si, como tons quentes e frios.

Poltronas rústicas:




Se a sua decoração é mais campestre, você também poderá contar com belas poltronas decorativas. Existem muitos modelos de poltronas rústicas que são super modernas e confortáveis.

Você poderá optar em ter todo o ambiente com uma pegada de fazenda, como sofás e poltronas rústicos, parede com tijolinho aparente e móveis de madeira, ou apenas fazer um contraponto de estilos.

Neste caso, a base da sua decoração poderá ser neutra, com estofados de linhas retas e você poderá usar alguns itens mais rústicos, como as poltronas decorativas e algum outro elemento, seja a parede ou mesmo um móvel como o rack.

Outra ideia para ambientes campestres como as fazendas é misturar o estilo provençal com o rústico, já que ambos costumam combinar perfeitamente e trazem um pouco mais de romantismo ao estilo rústico tradicional.

Poltronas que lembram cadeiras:




Uma ideia muito bacana – e bastante em voga- é o uso de poltronas decorativas que se assemelham à cadeiras. Um dos exemplos mais usados é o estilo clássico, com as poltronas decorativas com pernas em cabriolet.

Embora os pés e o espaldar lembrem uma cadeira, essas poltronas possuem o assento em estofado e são bastante confortáveis. Elas ficam ótima combinadas com móveis mais modernos e podem ser usadas para compor a sala de estar ou para preencher um espaço vazio, como um canto mais afastado da sala, o final de um corredor, o hall de entrada, entre outros pontos.
Poltronas decorativas: além da sala de estar

Como dissemos, as poltronas decorativas podem ser usadas em vários cômodos.

Nos quartos, elas ajudam a trazer mais conforto e podem ser combinadas com abajures e até mesmo pufes para os pés. No quartinho de bebê elas são super indicadas e devem ser de modelos confortáveis e estofadas.

No home office, as poltronas decorativas podem aparecer compondo a mesa de trabalho ou como um espaço para leitura, reuniões e até descanso entre um trabalho e outro.

Veja mais algumas ideias de uso das poltronas decorativas:


quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O sofá ideal para a sua sala


Poucas peças geram tantas dúvidas na hora da compra quanto o sofá. Por ser um bem durável, que requer um certo investimento, e por sua grande utilização, é natural ficarmos inseguros na hora de nos comprometermos com a compra. O medo de errar é grande, afinal, quem pensa em trocar de sofá todo ano, não é mesmo?

Para te ajudar, 5 dicas essenciais para te ajudar na hora de escolher o sofá ideal para a sua casa. Confira!

1) Nunca esqueça de medir o espaço para o qual está comprando um sofá. Sofás muito grandes ou muito pequenos podem acabar com a sua decoração, além de trazer transtornos caso você precise trocar.

2) Não preze somente bela beleza: avalie a qualidade do tecido e dos aspectos internos do sofá, como espuma, molas e madeira. Pergunte ao vendedor pela qualidade desses elementos. Ao avaliar a espuma, leve em consideração que a firmeza de braços, encosto e assento devem ser diferentes, pois suportam pesos diferentes.

3)  Sempre avalie a garantia oferecida pela loja. O sofá sai da loja perfeito, mas estará assim daqui a um ano? É bom se garantir.

4) Não tenha medo de misturar sofás diferentes no mesmo ambiente. Cores e estilos distintos de sofá funcionam perfeitamente bem.

5) Para uma casa com crianças e animais, a dica é optar por cores mais escuras. Aquele seu sonho de sofá branco pode não ser o ideal para você nesse momento.