quinta-feira, 28 de abril de 2016

Decoração para festa infantil 2016

Veja dicas originais e fique por dentro das tendências para decorar as festinhas das crianças.


É normal organizar uma pequena confraternização para celebrar o aniversário de uma criança. O evento, no entanto, pode se tornar ainda mais moderno, criativo e divertido, basta ficar por dentro das novidades do setor.

Decoração para festa infantil 2016: ideias, tendências. (Foto: Reprodução/PartyDecoratingDecor)
(Foto:Reprodução/PartyDecoratingDecor)

Ao organizar uma festa infantil, diversos fatores devem ser levados em consideração, como tema, convites, local, comes e bebes, atrações e, é claro, a decoração. O último item deve se alinhar às tendências do momento e também valorizar as preferências do aniversariante.

Temas originais

Decore a festinha com temas originais. (Foto: Reprodução/Birthdayexpress)

Decore a festinha com temas originais. (Foto: Reprodução/Birthdayexpress)
Alguns temas são considerados clássicos na decoração de festas infantis, como “Circo”, “Fazendinha” e “Princesas da Disney”. No entanto, temáticas inovadoras estão ganhando destaque nessa área em virtude da criatividade, como “Piquenique”, “Fábrica de Cupcakes” e “Chá de Bonecas”. Em resumo, a tendência é fugir dos temas tradicionais e buscar algo original, capaz de ficar marcado na memória do aniversariante e dos pequenos convidados.

Minimalismo

Poucas pessoas sabem, mas o minimalismo também está influenciando a decoração de festas infantis. Ao invés de criar uma poluição visual, com muitos adornos coloridos, a proposta é valorizar o conceito de que “menos é mais”. A mesa principal deixa de ter tantos doces e lembranças, abrindo espaço para itens de papelaria customizada.

O minimalismo também está em alta. (Foto: Reprodução/Lovethispic)
O minimalismo também está em alta. (Foto: Reprodução/Lovethispic)

Comes e bebes diferentes

Essa história de servir coxinha, bolinha de queijo e refrigerante na festa infantil ficou no passado. Agora, os comes e bebes são diferentes e chegam a contribuir com a decoração. O cardápio do evento pode contar com mini pizza, batata frita, hot dog e limonada rosa (ou azul).

Comes e bebes diferentes. (Foto: Reprodução/ Redcheaphome)
Comes e bebes diferentes. (Foto: Reprodução/ Redcheaphome)

Doces inovadores

Os doces inovadores dividem atenção com o bolo na mesa principal do aniversário infantil. Entre as guloseimas mais famosas, vale destacar a ganache de copinho, as trufas, os pirulitos de chocolate, os cupcakes, macarons e cake pops. É muito importante que os docinhos sejam decorados de acordo com o tema da festa.

Bolo cenográfico ou naked cake

O bolo é o protagonista da mesa principal, por isso ele deve ser escolhido com muito cuidado. Ao invés de pagar caro por um bolo cuidadosamente confeitado, você pode apostar no modelo cenográfico apenas para decorar a festa e tirar lindas fotos. O naked cake também é interessante, especialmente se a decoração tem uma pegada rústica.

Naked cake arco-íris. (Foto: Reprodução/ Thevelvetcakeco)
Naked cake arco-íris. (Foto: Reprodução/ Thevelvetcakeco)

Fonte: http://www.mundodastribos.com.br

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Dicas de como decorar varandas

Varandas: aprenda a decorar o ambiente externo

Confira as dicas de três arquitetas para deixar o ambiente agradável e funcional



Novos apartamentos permitem transformar estes espaços numa extensão da sala de estar
Em muitos apartamentos a varanda é um espaço esquecido, que acaba ficando sem função. Mas o local pode se transformar em um ambiente funcional e bem aconchegante. Para a arquiteta Laurimar Coelho, os novos apartamentos permitem transformar esses espaços numa extensão da sala de estar.
“Com a recente tendência das varandas-gourmet, uma boa pedida é usar sofás confortáveis, de estampas coloridas. E, se o imóvel oferecer bom espaço, é possível ainda colocar um deck de madeira e uma mesa rústica para a família, no caso dos terraços com churrasqueira”, exemplifica Laurimar.
Na opinião da arquiteta, grandes vasos com pintura vietnamita podem abrigar plantas ou folhagens amigas de sombra, como lança de são jorge, árvore da felicidade etc.
De acordo com as arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Salles, um problema comum a muitas varandas é o fato de abrigarem as condensadoras das máquinas de ar-condicionado, que ficam à mostra. Para solucionar essa questão, elas fizeram um projeto criando uma caixa ripada em madeira para esconder as máquinas. “No projeto, a caixa funciona como aparador para que a cliente possa expor sua coleção de caixinhas de músicas trazidas de viagens”, explica Ana.
Projetos de arquitetura do Spaço Interior arquitetura e execução (Fotos: Edson Ferreira)
Varanda com lareira – Muitas pessoas sonham em ter uma lareira em seu apartamento, mas não sabem que modelo escolher e nem onde colocá-la. “Colocamos uma lareira a gás na varanda desse projeto, dentro da mesa de centro feita em mármore travertino”, explica Sabrina.
“Além da lareira, compusemos o ambiente com um grande banco em marcenaria, uma poltrona bubble, lanternas decorativas e seat gardens”, detalha a arquiteta.
Projetos de arquitetura do Spaço Interior arquitetura e execução
(www.revista.zapimoveis.com.br)

sexta-feira, 22 de abril de 2016

9 ideias para reutilizar garrafas de vidro na decoração

Garrafas de vinho, suco ou cerveja feitas de vidro não precisam ir para o lixo depois de vazias. Em casa, usando sua criatividade, dê novos usos ao objeto. Veja algumas ideias
 

1. Faça uma luminária

1. Faça uma luminária
Dê nova utilidade às luzes de Natal no restante do ano. Colocando-as em uma garrafa de vidro, elas viram um abajur descolado. No quarto das crianças, vale até usar as lâmpadas coloridas.

2. Crie uma coleção de vasos


2. Crie uma coleção de vasos
 Com esmalte colorido, é possível dar vida a garrafas de vidro transparente. Basta despejar uma pequena quantia de esmalte dentro da garrafa e espalhar. O efeito degradê dá unidade ao conjunto.

3. Decore-as com pinturas étnicas

3. Decore-as com pinturas étnicas 

Elas alegram o ambiente e são fáceis de fazer. Com tinta acrílico, faça uma base. Depois, encha uma bisnaga com outra cor de tinta ou com cola colorida e solte sua imaginação. Se preferir, desenhe o padrão com lápis antes de passar a tinta. Depois, com um bico dosador, a garrafa pode armazenar azeite ou vinagre.

4. Monte um aquário com plantas aquáticas


4. Monte um aquário com plantas aquáticas 

Em garrafas limpas e, de preferência, com tampa, coloque pedras para fundo de aquário. Acrescente algumas plantinhas (podem ser naturais ou plásticas) e depois encha de água. Só não vale colocar um peixe, pois, além do espaço ser pequeno, não há sistema para filtrar a água.


5. Faça um arranjo com cordas

5. Faça um arranjo com cordas 

Passe uma camada de cola na garrafa. Depois, enrole corda ou barbante em torno dela, criando um objeto com ares rústicos, ideais para fazer um arranjo sobre uma mesa de canto ou usar na decoração em dias de festas.

6. Crie um porta-velas

 

6. Crie um porta-velas

Primeiro, será necessário cortar a garrafa ao meio. Encha a parte de baixo de rolhas ou pedras (pode ser conchas, caso vá usar na casa da praia ou em uma decoração temática). Ao centro, coloque uma velinha.

7. Monte tochas para a área externa


7. Monte tochas para a área externa  

Encha meia garrafa com óleo de citronela (a substância afasta os pernilongos). Depois, pelo bico da garrafa, deslize uma corda de algodão (específica para tochas) até encostar no fundo da garrafa e deixe a ponta para fora. Esse será o pavio da tocha. Cada vez que for acender a tocha, puxe um pouco do pavio para fora. Pendure-as na parede ou deixe sobre mesas. Essa tocha só deve ser usada em ambientes externos.

8. Monte um minijardim


8. Monte um minijardim  

Leve no vidraceiro a garrafa e peça para fazer um corte lateral. Em casa, corte ao meio uma rolha. Com os dois pedaços, faça apoios para evitar que a garrafa role e cole com cola quente. Coloque uma cama fina de espuma floral para manter a água. Cubra com terra e plante pequenas mudas. As mais indicadas são as suculentas, plantas que exigem poucos cuidados e têm grande durabilidade. Decore com pedras ou areia.


9. Faça um vaso com colagem

9. Faça um vaso com colagem  

Passe cola branca na garrafa. Cubra com recortes de revistas. A colagem não segue padrões, faça como achar mais bonito. Passe mais uma camada de cola branca para criar uma película protetora. Coloque flores e exiba-o na sala ou no quarto.

(mdemulher.abril.com.br)




segunda-feira, 18 de abril de 2016

10 ambientes de tijolinho que fazem sucesso no Pinterest

As paredes de tijolinho são o ponto inicial destes ambientes, que misturaram elementos diferentes para dar ares de loft aos ambientes


O verdadeiro loft combina paredes de tijolinho e ambientes bem amplos e, algumas vezes, com canos aparentes. Nestas 10 fotos, selecionadas especialmente para o Casa.com.br pela equipe da rede social Pinterest, confira como a característica decoração de loft foi aplicada em quartos, cozinhas e salas.

Publicidade

Reprodução / Pinterest
02-retrospectiva-10-ambientes-de-tijolinho-com-cara-de-loft-que-fizeram-sucesso-no-pinterest-em-2015
Embaixo da escada, a cozinha ganhou estilo industrial com piso de madeira, bancos metálicos, luminária tipo pendente e placa de trânsito.

Reprodução / Pinterest
03-retrospectiva-10-ambientes-de-tijolinho-com-cara-de-loft-que-fizeram-sucesso-no-pinterest-em-2015
Neste restaurante, as luminárias são um ponto forte, com composição de peças tipo pêndulo. Os quadros complementam.

Reprodução / Pinterest
04-retrospectiva-10-ambientes-de-tijolinho-com-cara-de-loft-que-fizeram-sucesso-no-pinterest-em-2015
Bem colorida e alegre, esta sala apostou em itens divertidos nas paredes e superfícies, assim como um tapete azulado.

Reprodução / Pinterest
05-retrospectiva-10-ambientes-de-tijolinho-com-cara-de-loft-que-fizeram-sucesso-no-pinterest-em-2015
Os quadros tímidos se destacam na parede, ao lado do violino pendurado. Flores estampam almofada e preenchem vasos.

Reprodução / Pinterest
06-retrospectiva-10-ambientes-de-tijolinho-com-cara-de-loft-que-fizeram-sucesso-no-pinterest-em-2015
Estantes espaçadas, mesa de centro amarela e arte moderna compõem esta sala, que conta com sofá caramelo e tapete que imita pele de vaca.


Reprodução / Pinterest
09-retrospectiva-10-ambientes-de-tijolinho-com-cara-de-loft-que-fizeram-sucesso-no-pinterest-em-2015
Masculino, neste quarto se encontram os tons cinza, azul, marrom e laranja, que estampam sofá, cama, almofadas e objetos.

Reprodução / Pinterest
10-retrospectiva-10-ambientes-de-tijolinho-com-cara-de-loft-que-fizeram-sucesso-no-pinterest-em-2015
A mistura entre estruturas metálicas, superfícies em madeira e parede de tijolinhos caracteriza o estilo de loft desta cozinha

quinta-feira, 14 de abril de 2016


A VOLTA DA AZULEJARIA – TENDÊNCIA 2016 

Muitos lançamentos, em diferentes segmentos, que se tornam tendências, na verdade já foram trabalhados no passado, e voltam repaginados. Com os revestimentos e acabamentos isto acontece também. Há alguns anos, revestimentos hexágonos chegaram com tudo. Depois vieram as pastilhas (de vidro, cerâmica, cimentícia…) E agora o retorno dos azulejos, algo que começou com a colonização portuguesa e que, em diferentes períodos, estiveram presentes na arquitetura brasileira. Quantos monumentos temos aqui, em Brasília, com os azulejos de Athos Bulcão! E os azulejos trabalhados nos painéis de Cândido Portinari!

Novamente a azulejaria está com tudo no acabamento e na decoração!.Os azulejos contemporâneos estão com uma releitura de mais cores, desenhos com escalas maiores e melhoria na tecnologia das tintas.

Foi algo que me chamou atenção na Exporevestir 2016. Fiquei feliz em saber que muitas marcas estão trabalhando nesta tipologia. Uma marca em especial é a Colormix. Tradicional em pastilhas, lançou uma linha bastante interessante em azulejaria.

Separei algumas opções.





Fotos: Colormix divulgação

Fonte: http://www.natalianoleto.com.br/

domingo, 10 de abril de 2016

O que escolher para minha reforma?

E como devemos mantê-los.

Mármore, Granito, Limestone, Silestone.

 Veja algumas dicas: 

 

banheiro parede marrom mármore


Está cada vez mais difícil escolher o material para a bancada da cozinha / banheiro / piso, etc. entre as inúmeras opções do mercado, não é mesmo ? Vamos ver algumas características destes materiais?

Mármore –  É uma rocha natural, indicado para ambientes internos e externos de baixo tráfego. Poroso, por isso menos indicado para áreas úmidas de cozinha. Também tem pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego. Não use produtos abrasivos para limpá-lo. Se cair café , suco de limão, vinagre, etc deve ser limpo imediatamente. Diversas coisas podem manchá-lo (cigarro, jornal úmido, ferros, etc).

Granito – Rocha natural  que pode ser usada em ambientes internos e externos. É pouco poroso, mais resistente à abrasão, riscos, impacto, desgaste e tráfego que o mármore. Não use produtos abrasivos para limpá-lo.Também pode manchar, apesar de mais dificilmente que o mármore,  portanto, limpe imediatamente. Em geral, os cinzas absorvem mais água (mas há exceções). É, em geral, mais barato que o mármore.

 

 Limestone – É uma pedra natural caucária, composta por calcite mineral e outros, aveludada e com pouco  brilho. Com ele vc pode fazer bancadas e cubas sem emendas, o que melhora e facilita a higiene, mas tem alto grau de absorção de líquidos, é mais poroso que o mármore, portanto DEVE ser impermeabilizado quando usado em áreas úmidas. Também tem pouca resistência a riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego e pode manchar como o mármore. Não use produtos abrasivos para limpá-lo. (abaixo um piso em Limestone). É , em geral, mais caro que o mármore. Ele pode ser usado em ambientes internos mas não úmidos se não tiver tratamento e em ambientes externos com baixo tráfego, se o ambiente tiver cobertura.

Silestone – É um material industrializado, feito por 94% de quartzo  e resina de poliéster. Pode ser usado em ambientes externos e internos. Tem baixa porosidade e alta resistência a  riscos, abrasão, impacto, desgaste e tráfego, além de não manchar com facilidade, mas cigarro, jornal úmido, ferros, etc podem manchar sim. Deve ser limpo esponja e produtos saponáceos. Para cores claras, produtos a base de cloro. Super legal, mas o preço é bem salgado.

  

 

Veja agora dicas de como manter mármores e granitos:

1- Escolha bem quem fará a instalação das pedras.
A instalação das pedras de mármore ou granito deve ser feita por profissionais especializados, a fim de evitar desníveis e dores de cabeça no futuro. Os profissionais possuem não só experiência, como também os equipamentos adequados para a aplicação. Cumpre destacar que assim que a pedra for assentada, é necessário deixar o ambiente livre de circulação para que a massa fique bem seca e o acabamento seja perfeito.

2- Impermeabilize suas pedras ornamentais.
Algumas empresas já entregam as pedras semi-impermeabilizadas, mas é necessário reforçar a proteção periodicamente. O mais indicado é que a cada seis meses seja aplicada uma nova camada de impermeabilizante para conservar o mármore ou granito em bom estado.

3- Faça Limpeza diária.
O ideal é usar apenas água, sabão neutro e álcool. Não use outro produto pois pode acabar provocando sérios danos no material. Para limpar, dilua o detergente de PH neutro em água. Umedeça o pano nessa solução e passe sobre a superfície. E para finalizar, passe um pano limpo e seco.

4- Evite usar:
Detergentes alcalinos, ácidos, água sanitária, sabão em pó, solvente, querosene e afins. Eles podem comprometer a beleza e a qualidade do seu piso ou bancada. Importante lembrar de não deixar resíduos de palha de aço ou outros materiais compostos de alumínio, ferro ou aço sobre o granito ou mármore. Se permanecerem por muito tempo na superfície, eles podem enferrujar e acabar manchando o material.

 

sexta-feira, 8 de abril de 2016


AMBIENTES INTEGRADOS – O QUE COLOCAR ENTRE A SALA E A COZINHA?

Quase uma unanimidade, a cozinha aberta para a sala cria uma dúvida: O que fazer para dividir estes ambientes de uma forma funcional, que mantenha boa circulação, luminosidade e ventilação ? Tudo depende das suas necessidades, desejos e disposição dos ambientes. Vamos ver algumas:

1) A mesa de jantar separa os ambientes:



Para ambientes bem pequenos, tira o máximo do espaço, mas deve ser bem planejada para não atrapalhar a circulação e a preocupação com a limpeza, organização e exaustão da cozinha tem que ser redobrada.



2) Um balcão separa os ambientes



Aqui o sofá está à frente e o balcão serve para guarda e apoio de objetos



Opção muito usada: O balcão guarda mais um assento para a sala que também serve para uma refeição ligeira. Quando fechado embaixo permite esconder mais a cozinha e ter mais um estreito armário.



E/ou ter mais uma boa utilidade escondida (Legal, não é ?)



Também é muito usada uma mesa encostada ao balcão, que serve como apoio para servir.



Ele também pode comportar a pia ou o fogão. O balcão é muito versátil e por isso é o mais usado.

3) Uma divisória separa os ambientes



Solução diferente esta criação de uma parede que não vai até o teto, mantendo alguma ventilação e luz, esconde parcialmente a cozinha e ainda apoia a tv. (Gostei da ideia!)



A “parede” em madeira com abertura circular e muita utilidade



Uma solução diferente esta com vidros em esquadrias, e este vidro pode ser substituída por elementos vazados (cobogó) para dar mais ventilação e ao mesmo tempo mais privacidade. Como aqui, neste ambiente projetado pela Designer de Interiores Adriana Fontana:



4) Uma estante separa os ambientes



Um estante, prateleiras presas ao teto, enfim… Neste caso, como o ambiente é todo aberto, poderia ser fechada, mas em ambientes pequenos e/ou mal iluminados é importante que seja vazada em alguns pontos.

Fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br/

quarta-feira, 6 de abril de 2016


Como usar os objetos de decoração

Muitas vezes pecamos pela falta e outras pelo excesso – de objetos, de cores, formas… E estes elementos são tão importantes que podem simplesmente arrasar a decoração do seu ambiente.  Então, vamos ver alguns exemplos bem legais de bom uso dos acessórios de decoração:
Observe esta sala: O que faz ela ficar mil vezes mais bonita são os acessórios: As almofadas (iluminam o sofá escuro e trazem o branco das cadeiras para este canto – “inserindo” o espaço escuro na sala)



A luminária, a manta, os desenhos das almofadas e até o livro – tem em comum o vermelho que sofistica, aquece e ilumina esta área. Até os quadros pequenos fazem uma diferença enorme (as fotos em preto e branco combinam com o cinza do sofá e o branco de outros elementos). O vaso de flores acrescenta alegria  e combina  com o lustre, percebem?
Agora vamos aos detalhes das coisas:
Vejam na 2a foto abaixo: A cor do sofá e as cores do abajur estão presentes na almofada de listras e as cores dela na almofada do lado, que tem fundo semelhante à cor do sofá. O vasinho de flores comparece para alegrar e dar um toque mais vivo e profundo (cores mais fortes) à composição. E anote o tamanho dele – ele não “briga” com o abajur pq é menor. Praticamente o mesmo acontece na 1a foto, que ainda tem a composição lá atrás, no aparador que usa as mesmas cores mais o dourado  que está na mesinha de apoio, veja só.


Um detalhe que todo mundo tem dúvida: O  que colocar e como arrumar a mesa de centro?
Taí uma idéia “classuda” e clássica: Dividir a área em n áreas menores. No caso abaixo, foi dividida em 4 áreas: em um lado 2 grupos com livros e um objeto baixo; No meio um lindo vaso (veja como ele “fala” com a almofada estampada” e do outro lado uma bandeja prateada. Veja que o vidro da mesa, o objeto acima do livro e a bandeja todos são reflexivos.


Lá no fundo vc ainda vê pequenos, discretos e poucos porta retratos  em moldura de prata, na mesa lateral.Tem tanto detalhe interessante nesta foto que deixo para vc descobrir o que mais “conversa” com o que entre estes objetos. Observe bem pq é assim que a a gente cada dia aprende mais: Observando detalhadamente objetos bem decorados.
Aí vão mais alguns exemplos legais para vc exercitar.